Agro cresce 7,6% e influencia PIB goiano positivamente
Dados divulgados pelo IMB mostram que o PIB goiano variou 2,6% no terceiro trimestre, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Lavouras de milho e cana-de-açúcar influenciaram no peso do agro
O Produto Interno Bruto goiano para o terceiro trimestre do ano resultou em uma taxa de variação de 2,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior. O PIB trimestral brasileiro avançou 1,2% e manteve uma trajetória positiva, na mesma base de comparação. Segundo dados divulgados no dia 13 de dezembro, pelo Instituto Mauro Borges (IMB) no Informe Técnico PIB Goiás, especificamente no terceiro trimestre, na comparação com o mesmo período do ano anterior, a taxa estimada do PIB de 2,6%, foi influenciada pela Agropecuária, pela Indústria e pelos Serviços, que cresceram 7,6%, 1,2% e 1,8%, respectivamente. O crescimento de 7,6% da agropecuária goiana – enquanto a agropecuária brasileira cresceu 2,1%, no período – foi resultado, principalmente, da influência das lavouras de milho e cana-de-açúcar.
Nos resultados do terceiro trimestre são incorporadas as informações da Produção Agrícola Municipal (PAM), a Produção Pecuária Municipal (PPM) e a Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS) do ano de 2018. Além disso, os resultados de 2018 e 2019 são ponderados pelos resultados consolidados do PIB regional de 2017.
As estimativas mais atualizadas referentes à produção agrícola para o ano de 2019 – obtidas no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA/IBGE) – mostram que algumas das principais culturas do estado, com exceção da soja, estão registrando crescimento no volume de produção na comparação com o ano anterior. No geral, os cereais, as leguminosas e as oleaginosas, tiveram um crescimento na produção de 10,2%. A comparação da LSPA de outubro de 2019 foi realizada com os resultados consolidados pela pesquisa de Produção Agrícola Municipal (PAM/IBGE) de 2018.
Para o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, os números são reflexos do fortalecimento do setor, que tem avançado. “O milho, por exemplo, teve forte recuperação em relação ao ano anterior e o Estado alcançou aumento na produção de quase 30%, em 2019. Essas estatísticas reiteram a vocação de Goiás na produção de alimentos e reiteram a importância que o Governo de Goiás tem dado ao setor”, salienta.
Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com informações do IMB.
Comunicação – Contatos da Seapa, Agrodefesa, Ceasa Goiás e Emater
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa): (62) 3201-8909
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa): (62) 3201-3546
Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa Goiás): (62) 3522-9000
Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater): (62) 3201-8767
Foto: Tony Oliveira / Sistema CNA.