Abertura do Encontro Técnico de Agricultura Sustentável reúne mais de 600 pessoas em Rio Verde
Evento começa com auditório lotado, elogio ao Programa Estadual de Bioinsumos, defesa de investimento em pesquisa e menção ao novo momento do agro. Programação segue até quinta-feira (28/4), com palestras e visitas técnicas
A abertura do 8º Encontro Técnico de Agricultura Sustentável, na noite da última terça-feira (26/4), em Rio Verde, reuniu mais de 600 pessoas no Centro de Cultura e Eventos Jatobá do Instituto Federal Goiano (IF Goiano – Rio Verde). Autoridades federais, estaduais e municipais; representantes de entidades associativas e científicas; produtores e estudantes participaram da cerimônia, que teve na sequência duas palestras relacionadas ao tema geral do evento: "Bioinsumos: A nova realidade do campo". A programação segue até quinta-feira (28/4), com painéis e visitas técnicas.
Um dos apoiadores do Encontro, o Governo de Goiás foi representado pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça. Em seu discurso, o gestor ressaltou a importância dos bioinsumos e disse que o papel do Estado é acelerar o processo de difusão destas tecnologias, fazendo com que seus benefícios cheguem também para pequenos e médios produtores. Ele destacou que o agro vive um novo momento: "Sustentabilidade é sinônimo de equilíbrio, e é isto que estamos buscando. Convido todos a entrar nesta nova era". Ainda de acordo com Mendonça, após criar o primeiro Programa Estadual de Bioinsumos do País, em 2021, Goiás quer avançar na regulamentação dos remineralizadores.
O Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS) participou da formatação do Programa Estadual de Bioinsumos. Presidente da entidade, Rogério Vian destacou que a iniciativa goiana é referência nacional. "O programa está muito bem desenhado e isso é muito importante, porque Goiás sai na frente", analisou ele. Na mesma linha, o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO), Joel Ragagnin, citou a qualidade do Programa Estadual de Bioinsumos. Ragagnin também ressaltou o compromisso da entidade com a sustentabilidade. "A gente não trabalha sozinho, e sim com parcerias. Queremos construir algo muito maior do que temos hoje", afirmou.
A Aprosoja-GO é apoiadora do 8º Encontro Técnico de Agricultura Sustentável, ao lado do Governo de Goiás e do Sistema Faeg/Senar. A realização do evento leva a assinatura do GAAS, do Grupo Associado de Pesquisa do Sudoeste Goiano (Gapes) e do Instituto Federal Goiano – Rio Verde. O presidente do Gapes, Felipe Schwening, participou da abertura do Encontro e defendeu investimento em ciência. "Temos que buscar novas tecnologias que nos permitam evoluir sempre", ressaltou.
Ainda durante a abertura do evento, o diretor do IF Goiano – Campus Rio Verde, Fabiano Guimarães, citou os bons resultados conquistados pela unidade e lembrou que o campus rioverdense vai receber parte do Centro de Excelência em Bioinsumos, o chamado Cebio. "Este tema dos bioinsumos está cada vez mais inserido nas grades dos nossos cursos de graduação, mestrado e doutorado e estamos satisfeitos por sediar parte do Cebio", pontuou. Presente à cerimônia, o reitor do IF Goiano, Elias de Pádua, pediu que todos defendam a educação pública, gratuita e de qualidade "porque ela muda a vida das pessoas". Ele se mostrou otimista quanto ao impacto que a instituição pode ter no setor agropecuário.
Entre outros convidados, marcaram presença na cerimônia de abertura do 8º Encontro Técnico de Agricultura Sustentável: o coordenador do Programa Nacional de Bioinsumos (Mapa), Alessandro Cruvinel; o diretor do Departamento de Transformação e Tecnologia Mineral do Ministério de Minas e Energia, Enir Mendes; o chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão, Elcio Guimarães; o chefe-geral da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro; a pesquisadora da Embrapa Territorial Gisele Vilela; o vice-prefeito de Rio Verde, Dannillo Pereira; o chefe de Gabinete da Seapa, Renato Faria; o superintendente de Produção Rural Sustentável da Seapa, Donalvam Maia; e o gerente de Promoção Social do Senar Goiás, Renildo Teixeira.
Painel
Duas palestras encerraram a programação do primeiro dia do Encontro. A primeira teve como tema "Manejos regenerativos" e foi proferida por Eduardo Martins, da Fazenda Marquesa (MG). A segunda, sobre "Custos de produção e resultados nas lavouras", teve no microfone Adriano Cruvinel, da Fazenda Bom Jardim Lagoano (GO). A programação do segundo dia do Encontro, nesta quarta-feira (27/4), prevê a realização de cinco painéis. O terceiro e último dia de evento vai ser dedicado a visitas técnicas a propriedades que já produzem e utilizam bioinsumos.
Mais detalhes no link: https://www.agricultura.go.gov.br/comunicação/notícias/3993-rio-verde-sedia-encontro-dedicado-ao-debate-e-à-difusão-dos-bioinsumos.html
Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)