Em Goiás, produção de grãos na safra 2020/2021 deve representar mais de 10% do total nacional

Dados foram divulgados nesta terça-feira, 10 de novembro, pela Conab. Expectativa é de que o Estado produza 27,3 milhões de toneladas de grãos, com destaque para soja, girassol e sorgo

Goiás deve se manter como responsável por 10,2% da produção nacional de grãos para a safra 2020/2021, segundo aponta a atualização do 2º Levantamento da safra de grãos 2020/21, divulgado nesta terça-feira, 10 de novembro, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O percentual corresponde a uma produção estimada de 27,3 milhões de toneladas, plantados em 6,1 milhões de hectares e uma produtividade média de 4,5 toneladas por hectare.

No País, a estimativa é de produção de 268,9 milhões de toneladas (aumento de 4,6% ante a safra anterior) e produtividade de 4,0 toneladas por hectare. A área plantada é estimada em 67,1 milhões de hectares plantados.

Os principais destaques no Estado, até agora, são esperados na produção de soja, com a expectativa de 13,4 milhões de toneladas (aumento de 2,1% em relação à safra 2019/2020); de girassol, cuja expectativa de produção é de 33,1 mil toneladas (aumento de 0,6% ante a safra anterior); e sorgo, com estimativa de produção de 1,3 milhões de toneladas (aumento de 17,5% em relação à safra anterior).

Conforme avalia o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, apesar dos dados preliminares, os números apontam uma boa produção no Estado. “Ainda estamos na época de plantio e muitos fatores podem interferir nos resultados da safra 2020/2021, mas as projeções indicam novamente que teremos excelentes resultados em Goiás. O Governo de Goiás, por determinação do governador Ronaldo Caiado, trabalha para dar boas condições aos produtores, seja em infraestrutura ou acesso a políticas públicas eficientes para o setor”, ressalta.

IBGE
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também divulgou nesta terça-feira, 10 de novembro, o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA). O grande destaque ficou por conta da cana-de-açúcar, com a produção de 76,9 milhões de toneladas (aumento de 1,6%) e produtividade de 81,4 toneladas por hectare (aumento 2,5%).

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo