Governo de Goiás realiza interlocução com companhias estrangeiras para conquistar novos mercados mundiais

O Governo de Goiás trabalha no sentido de estreitar laços com mercados externos para facilitar negociações de proteína animal nacionais. Nesse sentido, nesta segunda-feira, 02 de março, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Antônio Carlos de Souza Lima Neto, recebeu empresários australianos para construir uma relação mais próxima e mercantil. Gestores da Amandla, companhia de comércio internacional de mercadorias, com foco em países asiáticos, visitaram a sede da Seapa e puderam compreender o cenário de produção local.

O propósito da Seapa é ampliar a participação no mercado externo por meio de parcerias comerciais sólidas. “Para isso, construímos relações com empresas de todo o mundo e, ao mesmo tempo, investimos em tecnologia. É claro que também trabalhamos fortemente no sentido de desenvolver ações de sanidade animal para credenciar novas indústrias à exportação”, diz o secretário Antônio Carlos.

Por causa da vocação agrícola do Estado de Goiás e os investimentos que o Governo faz para estimular a agropecuária, a balança comercial goiana é pautada, em sua maioria, em produtos desse setor. Por isso, iniciativas que valorizam e credenciam os produtos do Estado para comércio exterior são fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico local.

O secretário Antônio Carlos explica que, à medida que o Estado passa a ter mais frigoríficos cumprindo os padrões mundiais de qualidade, atendendo os mercados interno e externo, a população nota uma melhoria no produto consumido. “Isso ocorre devido à adequação por parte das empresas às exigências sanitárias e ambientais. Desta forma, com o aumento da oferta de proteína animal, os preços das carnes tendem a ficar mais acessíveis.”

Representantes da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), do Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados no Estado de Goiás (Sindicarne) e da consultora Polofour Trading também participaram do encontro, no qual apresentaram a qualidade dos produtos goianos e traçaram um cenário do mercado exterior do Estado.

 

Sanidade animal

Com a implantação do Programa Nacional de Erradicação de Febre Aftosa (PNEFA), proposto pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Estado de Goiás prevê a suspensão progressiva da vacinação contra a doença, com o objetivo de ser reconhecido internacionalmente como livre de febre aftosa sem vacinação até 2026.

 

China

Brasil possui hoje 89 plantas habilitadas para venda de proteína animal para a China, incluindo carne bovina, suína, de frango e asinino. No ano de 2019, Goiás exportou para o país asiático mais de 93 mil toneladas de carne bovina, num total de mais de US$ 510 milhões.

 

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Comunicação – Contatos da Seapa, Agrodefesa, Ceasa Goiás e Emater
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa): (62) 3201-8925
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa): (62) 3201-3546
Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa Goiás): (62) 3522-9000
Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater): (62) 3201-8767

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo