Governo de Goiás fortalece cadeia apícola no Nordeste do Estado

Foram entregues kits de apicultura a 10 municípios, dentro das ações integrantes do programa Agro é Social, realizado por meio da parceria entre Seapa, Emater e Gabinete de Políticas Sociais do Governo

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), promoveu nesta segunda-feira, 18 de novembro, durante o evento “O fortalecimento da cadeia apícola em Goiás”, a entrega de kits de apicultura a 10 municípios goianos localizados no Nordeste do Estado. Realizada dentro do programa Agro é Social, em parceria com o Gabinete de Políticas Sociais do Governo, a entrega busca fortalecer a cadeia produtiva do mel, oferecendo oportunidades a agricultores familiares e cooperativas, de modo a contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região.

De acordo com o secretário Antônio Carlos de Souza Lima Neto, essa entrega está alinhada ao compromisso do governador Ronaldo Caiado e da primeira-dama, presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Gracinha Caiado, em trazer desenvolvimento social às diversas regiões do Estado, por meio das ações das secretarias e do Gabinete de Políticas Sociais. “Neste dia, temos a grata oportunidade de compartilhar mais uma ação do Governo de Goiás em entregar à sociedade goiana instrumentos para fortalecer o agro, especialmente o setor apícola, e promover a melhoria das condições daquelas famílias que mais precisam do nosso apoio para o seu desenvolvimento”, declarou. 

O secretário destacou, ainda, a importância do desenvolvimento de ações integradas com a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás) para a capacitação dos produtores atendidos nos municípios contemplados, incluindo o acompanhamento e assistência técnica. O superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges, afirmou que serão disponibilizados cursos de apicultura para esses municípios, enquanto o presidente da Emater, Pedro Leonardo de Paula Rezende, destacou a integração da agência junto ao Gabinete de Políticas Sociais para a capacitação e fortalecimento dos agricultores familiares. Também esteve presente no evento, representando o Gabinete de Políticas Sociais do Governo de Goiás, Ayana Abrão.

Cada município recebeu um kit contendo caixas para criação de abelhas, fumigadores, garfos desoperculadores, mesa desoperculadora, centrífuga, decantador e equipamentos de proteção. Foram contemplados os municípios de Alvorada do Norte, Buritinópolis, Damianópolis, Divinópolis, Flores de Goiás, Guarani de Goiás, Posse, São Domingos, Simolândia e Sítio D’Abadia.
Ao final do evento, os presentes também puderam assistir a uma palestra ministrada pela mestre em Ciência Animal/Produção Animal e zootecnista, Gabriella Riad Iskandar. Ela destacou as potencialidades do mercado apícola e as oportunidades de investimento e comercialização de produtos, sobretudo com o uso da pesquisa e aumento do valor agregado aos produtos.

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)

Comunicação – Contatos da Seapa, Agrodefesa, Ceasa Goiás e Emater
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa): (62) 3201-8909
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa): (62) 3201-3546
Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa Goiás): (62) 3522-9000
Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater): (62) 3201-8767

Foto: Nivaldo Ferr.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo