Governo e entidades discutem Plano Estratégico para erradicação da febre aftosa
Reunião realizada na sede da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento discutiu questões ligadas à aplicação, em Goiás, do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA)
Representantes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), do Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária em Goiás (Fundepec) e do Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados do Estado de Goiás (Sindicarne) estiveram reunidos nesta quinta-feira, 17 de outubro, para discutir questões relacionadas à Atualização 2019 do Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA). A reunião foi realizada na sede da Seapa, em Goiânia.
Participaram da reunião o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto; o chefe de gabinete da Seapa, Armando Leite Rollemberg Neto; o presidente da Agrodefesa, José Essado Neto; o presidente do Sindicarne, Leandro Stival; o presidente do Fundepec Goiás, Joaquim Guilherme; o vice-presidente do Fundepec Goiás e representante da Faeg, Antônio Flávio Camilo Lima; e o diretor executivo do Fundepec, Uacir Bernardes. Também participaram pela Agrodefesa, o diretor de Defesa Agropecuária, Sérgio Paulo Coelho; o gerente de Fiscalização Animal da Agrodefesa, Janilson Azevedo Júnior; o gerente de Sanidade Animal, Antônio do Amaral Leal; e a assessora técnica, Elíria Alves Teixeira. Participou ainda, como convidado, o presidente da Associação Brasileira de Reciclagem Animal (Abra), Décio Coutinho.
A Atualização 2019, lançada pelo Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), traz o atual cenário da febre aftosa no País e na América do Sul, avaliação das ações do Plano Estratégico nos Estados, revisão da organização geográfica do plano e o cronograma para a transição da condição sanitária em cada zona. A Atualização 2019 traz também aspectos da gestão do plano, incluindo organização e monitoramento.
O Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) tem como objetivo principal “criar e manter condições sustentáveis para garantir o status de país livre da febre aftosa e ampliar as zonas livres de aftosa sem vacinação, protegendo o patrimônio pecuário nacional e gerando o máximo de benefícios aos atores envolvidos e à sociedade brasileira”. Um dos seus objetivos é a substituição gradual da vacinação contra a febre aftosa, em todo o território brasileiro, o que implica na adoção de diversas ações a serem desenvolvidas em âmbito municipal, estadual e nacional, com o envolvimento do Serviço Veterinário Oficial (SVO), setor privado, produtores rurais e agentes políticos.
O Estado de Goiás integra o Bloco IV que prevê a retirada da vacinação obrigatória em maio de 2021. O bloco é composto por estados da considerada região central, de acordo com a organização geográfica do Programa incluindo, além de Goiás, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
No total, são 16 operações, compostas por 102 ações operacionais, agrupadas em quatro componentes: ampliação das capacidades dos serviços veterinários; fortalecimento do sistema de vigilância em saúde animal; interação com as partes interessadas no programa; e realização da transição de livre com vacinação para zona livre sem vacinação em todo o País.
De acordo com o secretário Antônio Carlos, o Governo de Goiás tem se empenhado em cumprir as ações que são requisitos para que o Estado alcance o status de livre da febre aftosa sem vacinação até 2021. “Cumprindo determinação do governador Ronaldo Caiado, estamos unindo Governo, por meio da Seapa e da Agrodefesa, entidades de classe e produtores, com foco em cumprir os requisitos para que o Estado alcance a meta determinada pelo governo federal. Temos certeza de que seremos exitosos nessa tarefa”, concluiu.
Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
Comunicação – Contatos da Seapa, Agrodefesa, Ceasa Goiás e Emater
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa): (62) 3201-8909
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa): (62) 3201-3546
Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa Goiás): (62) 3522-9000
Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater): (62) 3201-8767