3ª Reunião da Câmara Temática O Agro é de Todos aponta direcionamento de ações voltadas à melhoria da infraestrutura no campo
Reunião realizada na sede da Seapa trouxe para o debate questões ligadas a estradas, infraestrutura e distribuição de energia elétrica
Representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) e da Enel estiveram reunidos nesta sexta-feira, 4 de outubro, com produtores e representantes de cerca de 40 entidades do setor agropecuário, que integram o ‘conselho consultivo do agro’, na 3ª Reunião da Câmara Temática de Estratégia, Competitividade e Políticas Públicas do Agronegócio do Estado de Goiás – O Agro é de Todos. Eles apresentaram, na sede da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), panorama de questões ligadas à infraestrutura no campo, ações em desenvolvimento e perspectivas de ações para os próximos meses.
O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, destacou o objetivo da Câmara Temática O Agro é de Todos em reunir questões convergentes que impactam diretamente na atividade rural. "No caso dessa reunião de hoje, nosso foco foi a questão de infraestrutura rural, pelas dificuldades enfrentadas mesmo da porteira para fora, como a situação das estradas goianas para escoamento. Tivemos, aqui, representante da diretoria da Goinfra para nos posicionar dos próximos trabalhos da agência, sobretudo nesse período em que se inicia a safra, que é o mês de outubro", declarou.
O secretário destacou, ainda, o posicionamento do governador Ronaldo Caiado em dar orientações para que as pastas atendam as expectativas dos produtores rurais. "Também temos como exemplo a questão da energia no setor rural, que foi discutida nessa reunião da Câmara e que se coloca como uma preocupação do governo. No caso da Seapa, temos buscado levantar os questionamentos dentro da Câmara Temática e, na sequência, respostas para o setor do agronegócio como um todo. Queremos juntos resolver os problemas que temos pela frente", esclareceu.
Pontos de discussão
O subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Cidades, Infraestrutura e Comércio Exterior da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação, Éverton Chaves Correia, apresentou um panorama das ações capitaneadas pela Sedi no quesito de políticas públicas voltadas à infraestrutura no Estado. Ele destacou a necessidade de atenção a questões sobre a produção e distribuição de energia, sobretudo pela carência de oferta, de linhas de transmissão e subestações.
Entre as ações já em andamento, elencadas pelo subsecretário para o produtor rural, estão polos de logística e de tecnologia, melhoria de terminais de transportes e criação de planos de desenvolvimento integrado, a exemplo do que está sendo construído para a região metropolitana de Goiânia, em que devem ser valorizadas as integrações entre as zonas urbana e rural. Ele destacou, ainda, projetos ligados a internet no campo, estruturação de ecossistemas de inovação, uso de Big Data, Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT) e sobre o uso da inovação de forma transversal.
Representando a Goinfra, a diretora de Obras Rodoviárias, Andrezza Medeiros Teles, afirmou, na sequência, que a Agência fez um levantamento dos trechos críticos e que deve iniciar ainda neste mês de outubro a retomada de cerca de 25 obras no Estado, mesmo com a chegada do período chuvoso. Ela ressaltou que há a previsão de novos trechos sendo retomados em fevereiro do próximo ano e que a Goinfra terá um olhar cuidados sobre os trechos nos quais há maior escoamento da safra.
Durante o debate com representantes do agro, a diretora da Goinfra se comprometeu a receber representantes da Seapa e das entidades ligadas ao agro para que sejam apresentados pontos críticos que poderão receber atenção especial na lista de prioridades na retomada de obras no Estado.
Representando a Enel, Marcelo Resende Mundim apresentou como a empresa tem se preparado para atender o cliente, especialmente pela proximidade com o período chuvoso que se aproxima. Ele justificou que desde que assumiu a questão da energia elétrica em Goiás, em fevereiro de 2017, a Enel tem feito investimentos no Estado, mas que a falta de estrutura vem se arrastando ao longo dos últimos anos.
O representante da Enel afirmou que o Estado tem uma das maiores malhas rurais do País e que a estrutura existente é antiga e não preparada para o perfil atual do empresário rural, que investe cada vez mais em tecnologia e equipamentos. Segundo ele, há uma demanda reprimida de cerca de 500 megawats. Falou também da expansão das atividades da empresa, sobretudo no meio rural e que tem sido realizada uma aproximação com representantes do setor, como a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e a Seapa, o que tem facilitado, segundo ele, as tratativas quanto a política de investimentos da agência
Sobre a Câmara Temática “O Agro é de Todos”
A Câmara Temática de Estratégia, Competitividade e Políticas Públicas do Agronegócio do Estado de Goiás – O Agro é de Todos foi criada no dia 29 de março de 2019, na sede da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A proposta da Câmara, que atua como um ‘conselho consultivo do agro’, é aglutinar todos que integram o setor produtivo rural no Estado, por meio de um grupo de trabalho, para elaborar pautas positivas e propositivas do segmento, avaliação das principais diretrizes que norteiam o desenvolvimento agropecuário no Estado e no fortalecimento do setor em Goiás.
Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
Comunicação – Contatos da Seapa, Agrodefesa, Ceasa Goiás e Emater
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa): (62) 3201-8909
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa): (62) 3201-3546
Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa Goiás): (62) 3522-9000
Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater): (62) 3201-8767