Caiado reafirma protagonismo do agro e destaca ações para melhoria do setor
Durante Seminário realizado na sede da Seapa, em Goiânia, foram discutidos aspectos relacionados aos investimentos por parte do governo nas condições de empreendedorismo rural e apresentadas soluções por especialistas para incremento na gestão de negócios
“Os produtores rurais são nossos únicos parceiros que, mesmo diante dos cenários de dificuldade por que passam os Estados, registraram crescimento de mais de 17% da produção. Temos que valorizá-los! As dificuldades são diárias, mas temos que acreditar que vamos superá-las e ter condições de avançar ainda mais nesse setor que gera renda, emprego e desenvolvimento social”. A declaração feita pelo governador Ronaldo Caiado, durante o Seminário O Protagonismo do Agro, foi dirigida a uma plateia formada por produtores rurais, representantes de entidades ligadas ao agronegócio, autoridades políticas e especialistas, que estiveram reunidos para avaliar cenários e ferramentas dirigidas à melhoria de um setor que já é consolidado no Estado e no País. O Seminário, realizado na sede da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em Goiânia, tratou de temas que lidavam desde a gestão de investimentos, acesso a fontes de fomento e profissionalização da atividade rural, até aspectos sobre renegociação de dívidas e planejamento sucessório.
O governador Ronaldo Caiado destacou a série de investimentos e tratativas já feitas pela atual gestão, sobretudo em aspectos ligados a atuação da Seapa e suas jurisdicionadas, Emater, Ceasa e Agrodefesa, pontuando gargalos e as medidas tomadas para saná-los. Caiado pontuou que os produtores têm sido penalizados sob vários aspectos. Citou como exemplos questões como a má distribuição de energia elétrica pela Enel aos produtores rurais, ponto crítico que tem defendido pela readequação da postura da empresa concessionária do Estado, pauta já tratada com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que está avaliando as reclamações registradas contra a empresa.
Caiado listou também problemas de segurança nas propriedades rurais que, segundo o governador, têm sido alvo de operações da Secretaria de Segurança Pública e que já trouxeram como retorno a desarticulação de 112 quadrilhas de roubo de cargas, por exemplo, graças ao trabalho da Patrulha Rural Georreferenciada. Destacou, ainda, o trabalho que vem sendo feito para a ativação da Ferrovia Norte-Sul, com previsão de funcionamento dentro de um ano e meio; a duplicação da BR-153, cuja licitação deve ser anunciada no mês de novembro pelo Governo Federal, saindo de Anápolis e atravessando o Estado do Tocantins; e também de acesso ao crédito do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), cujos recursos têm sido monitorados para que seja feita uma melhor distribuição do dinheiro, atendendo não somente às grandes empresas com altos valores, mas todo o setor, uma vez que possui linhas de créditos mais interessantes. O governador falou da questão hídrica, que o produtor está fazendo a parte dele, e que agora está inclusive trabalhando para liberar água de seus reservatórios particulares, ajudando assim a alimentar o sistema de abastecimento, no caso do Rio Meia Ponte.
O governador ressaltou ainda o papel da pesquisa e da inovação tecnológica, colocando o setor agropecuário na vanguarda dessas novas tecnologias e ressaltando o papel da Seapa no trabalho de organização dessas iniciativas. “Se não dotarmos o Estado dessas tecnologias, não vamos acompanhar o resto do mundo. O setor rural sempre esteve à frente na questão da inovação. Só para vocês terem ideia, na Campus Party que realizamos nos últimos dias, dentre os 5.200 jovens participantes e concorrentes das maratonas de inovação, um dos vencedores idealizou uma tecnologia voltada à inseminação. Goiás vai ser referência não só em produtividade, mas em tecnologia, em avanço no desenvolvimento econômico e social”, completou.
Protagonismo do agro
Durante o Seminário O Protagonismo do Agro em Goiás foram discutidos assuntos para a promoção e profissionalização da atividade rural, que permitirão vencer desafios e otimizar a gestão administrativa e financeira nas propriedades rurais. De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, o Governo de Goiás, por meio da Seapa, identificou uma boa oportunidade de trabalhar a eficiência que o produtor já tem dentro da sua porteira, dentro da sua propriedade rural, com o evento. “Trouxemos essa temática de discutirmos todo o processo da governança corporativa, da gestão dentro das propriedades, com a visão externa, principalmente nos fatores de comercialização, das principais tributações inerentes à comercialização dos produtos agrícolas, das principais fontes de financiamento, que realmente giram toda essa economia dentro das propriedades e, também, principalmente, um trabalho muito importante que nós temos no processo sucessório nas propriedades rurais”, declarou.
O secretário Antônio Carlos afirmou, ainda, que essa pauta interessa todos os produtores rurais, independente de tamanho, seja pequeno, médio ou grande. “No Estado de Goiás, nós temos 152 mil produtores rurais, sendo 60% deles da agricultura familiar. Com certeza, existe uma dicotomia de que muitos produtores representam pequena parte da nossa produção e poucos produtores representam o grande volume da produção. Temos que ter esforço ainda maior, juntamente com esses produtores que têm menos acesso a todas essas informações e, acima de tudo, fortalecermos todas as iniciativas. A Secretaria, juntamente com as nossas jurisdicionadas, Agrodefesa, Emater e Ceasa, está trabalhando a todo momento para que a gente consiga ter êxito nesse processo e sem dúvida nenhuma, continuar mantendo o agronegócio de Goiás cada vez mais forte”, concluiu.
O deputado federal, José Mário Schreiner, presente ao evento, destacou que a recriação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) foi um importante passo dado pelo governador Ronaldo Caiado no direcionamento de políticas públicas voltadas ao estado de Goiás e que isso vai trazer perspectivas positivas em médio e longo prazo, beneficiando a todos os produtores. Ele disse ainda, que o governo tem trabalhado, mas que ainda é preciso criar um ambiente mais favorável ao Brasil, de olho no futuro. O deputado destacou a importância das reformas e que isso tem sido alvo dos congressistas de modo a favorecer o crescimento da economia e das condições de investimento do País.
Aspectos técnicos
O economista-chefe do BTG Pactual, Cláudio Ferraz falou durante o seminário sobre os cenários geopolíticos e perspectivas do agronegócio. “Os cenários econômico e político podem ter repercussão no agro, daí a importância da avaliação internacional”, destacou Ferraz. Entre os desdobramentos, estão a inflação, taxas de juros e câmbio, por exemplo. O economista ressaltou que um cenário de crescimento gera renda, aumento de consumo e impacto na economia doméstica. “Essas variáveis podem impactar os principais setores da economia, incluindo o agronegócio”, informou.
Na sequência, os desafios e oportunidades de gestão financeira das atividades agrícolas foram discutidos. O assunto ainda traz dúvidas por parte dos produtores, que muitas vezes não conhecem as alternativas de solução dos problemas específicos do segmento. Para tratar do assunto, participaram do painel o administrador de empresas Vinícius Vieira, o contador Paulo Tavares e o advogado Diego Montenegro. O último painel foi voltado para auxiliar os produtores rurais na profissionalização de suas atividades. Nele, a economista Fabiana Balducci e os advogados Lauro Augusto Pinheiro e Rafael Figueiredo falaram sobre formas de captação de crédito e planejamento sucessório.
Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
Comunicação – Contatos da Seapa, Agrodefesa, Ceasa Goiás e Emater
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa): (62) 3201-8909
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa): (62) 3201-3546
Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa Goiás): (62) 3522-9000
Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater): (62) 3201-8767
Fotos: Vinícius Schmidt e Nivaldo Ferreira