Seminário discute desafios do Programa Nacional de Alimentação Escolar

Seapa participou do evento que busca traçar diretrizes para aplicação do Programa

Com o objetivo de promover reflexão sobre a importância do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), formas de operacionalização e políticas públicas relacionadas ao tema, foi realizado nesta quinta-feira, 22 de agosto, na Universidade Federal de Goiás (UFG), o Seminário da Alimentação Escolar e Agricultura Familiar. O superintendente de Produção Rural e Sustentável da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Donalvam Maia, representou a entidade na abertura do evento que buscou ainda permitir a troca de experiências e sugestões de melhorias entre os envolvidos. 

Donalvam destacou a necessidade de desenvolver iniciativas, em conjunto, para beneficiar os estudantes. “A Seapa está ligada ao PNAE, porque entendemos que essa questão da alimentação escolar não é uma responsabilidade só das escolas. Estamos sempre buscando saber como podemos contribuir”, informou. Ele afirmou ainda a importância do trabalho realizado pela Agência Goiana de Assistência Técnica, de Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) – que é jurisdicionada à Seapa -, no desenvolvimento de projetos voltados à PNAE.

Além disso, o superintendente mencionou que a participação da produção familiar pode e deve ser ainda maior. “A produção familiar pode contribuir não só com 30%, como é hoje. Claro que não conseguiríamos atender 100% da demanda, mas pelo menos 60% ou 70%”, disse Maia. Um dos pontos de debate, inclusive, está relacionado a como multiplicar ações para que agricultores familiares tenham maior acesso aos editais do PNAE. 

Compuseram a mesa diretiva, além do superintendente da Seapa, Donalvam Maia; o diretor da Emater, Antelmo Teixeira; a professora Lucilene Maria de Sousa, representando o reitor da UFG; a gerente da Merenda Escolar (Gemes), Fátima Vauldimar Costa Silva, representando a Secretaria de Estado de Educação de Goiás (Seduc); o coordenador do Seminário, professor Athanasius Rentizelas; o diretor-científico e de inovação da Fapeg, Marcos Arriel; e o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Luís Carlos do Nascimento.

Além da Seapa, participaram ainda representantes do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de Goiás (Conesan), do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição do Escolar (Cecane), Seduc, Gemes, Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), Agência Goiana de Assistência Técnica, Emater, Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Conab e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), diretores de escolas, nutricionistas, merendeiras, agricultores familiares, alunos e pesquisadores da UFG, pesquisadores da University of Strathclyde (UoS) da Escócia-Reino Unido, e demais envolvidos no processo do PNAE.

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com informações da UFG.

Comunicação – Contatos da Seapa, Agrodefesa, Ceasa Goiás e Emater 
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa): (62) 3201-8909
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa): (62) 3201-3546
Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa Goiás): (62) 3522-9000
Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater): (62) 3201-8767  
 

Foto: Carlos Siqueira.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo