Secretário de Agricultura participa de reunião na CNA para debater assistência técnica no Brasil
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) reuniu representantes da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), do Ministério da Agricultura e secretários estaduais de Agricultura para debater um projeto de assistência técnica para o Brasil. O encontro ocorreu na terça (21), na sede da entidade, em Brasília. O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, e o presidente da Emater Goiás, Pedro Leonardo de Paula Rezende, participaram da reunião.
O presidente da CNA, João Martins, destacou a importância da assistência técnica para levar tecnologia aos produtores rurais brasileiros e criar uma nova classe média rural no País. Ele apresentou a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e elogiou a proposta do Ministério da Agricultura de impulsionar o serviço. “Não tem outra saída. Nós temos que levar tecnologia para campo e tecnologia você só leva com assistência técnica. Isso, hoje, já é indiscutível entre todos os secretários de Agricultura e fico muito feliz porque o ministério tomou isso como prioridade”, disse João Martins.
Segundo o presidente da CNA, a metodologia desenvolvida pelo Senar poderá complementar o trabalho que será realizado nos estados. A ATeG já atende 100 mil propriedades no Brasil e a meta é alcançar 400 mil produtores rurais brasileiros até 2021. “O Senar é um instrumento importante nesse processo. É uma bandeira da CNA e do Ministério transformar o pequeno agricultor em um médio agricultor e isso só vai acontecer se nós dermos a ele as condições através da assistência técnica”, afirmou o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes.
O secretário Antônio Carlos, que já atuou como superintendente do Senar Goiás, ressaltou a importância de levar e fortalecer a assistência técnica junto ao produtor rural. Ele enfatizou que a Emater Goiás, jurisdicionada à Seapa, trabalha exatamente com esse foco, com o intuito de promover renda, inclusão social e a melhoria da qualidade de vida de famílias rurais em Goiás.
O presidente da Anater, Ademar Silva Junior, comparou a importância da assistência técnica com a de um médico para o produtor rural. Na opinião dele, o serviço é essencial para produzir mais, ter ganhos de rentabilidade e melhorar a qualidade de vida. “Faremos todos os esforços necessários para ir até dentro das propriedades, em especial daquele agricultor familiar, que é quem mais necessita sair da linha de pobreza. Vamos fazer a melhor assistência técnica que esse Brasil já viu”, declarou o presidente da Anater.
Presidentes estaduais de Federações e o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, também participaram do encontro.
Com informações da CNA
Fotos: Sistema CNA/Wenderson Araujo