Secretaria de Agricultura, Agrodefesa, Emater e Ceasa Goiás estabelecem termo de cooperação técnica
A intenção é desburocratizar e melhorar o atendimento à população, reduzir custos,
compartilhar informações e estrutura, assim como proporcionar mais transparência às ações
No dia 29 de março, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater Goiás) e a Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa Goiás) vão estabelecer um termo de cooperação técnica para a implantação do Sistema Integrado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Siapa). O documento será assinado pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, e pelos presidentes da Agrodefesa, José Essado Neto, da Emater Goiás, Pedro Leonardo de Paula Rezende, e da Ceasa Goiás, João Batista de Freitas Lemes. A solenidade será realizada às 14 horas, na sede da Seapa, em Goiânia (GO).
O objetivo da assinatura do termo é de melhorar o atendimento ao produtor rural, agroindústrias e demais agentes do agronegócio, promovendo a desburocratização e a transparência nas ações, redução de custos de operação da Secretaria e jurisdicionadas, além do compartilhamento de informações, tecnologia, estruturas físicas e servidores.
Condução
Serão formados grupos de trabalho com servidores das instituições para a definição, em conjunto, do plano de ação e de execução. No documento, há a previsão de integração do sistema de informação e base de dados para estudos e inteligência governamental voltadas à agricultura, pecuária, sanidade, pesquisa, extensão e abastecimento, visando efetivar a transparência de mercado, compartilhamento de resultados, levantamento e estudos entre os participantes e a sociedade. O termo também estabelece a garantia da fiscalização integrada e efetiva dos bens e aplicação dos repasses de recursos federais e estaduais, que visem a execução das políticas públicas voltadas à agricultura, pecuária, sanidade, pesquisa, extensão e abastecimento.
De acordo com o secretário Antônio Carlos, essa integração contribuirá para otimizar a utilização e gestão de custos e permitirá o trabalho conjunto das equipes da Secretaria, Agrodefesa, Emater e Ceasa. “Com a união de esforços, estrutura e trabalho, pretendemos fortalecer ainda mais o setor agropecuário goiano. As ações e as estratégias poderão ser pensadas e adotadas conjuntamente, contribuindo para evitar gastos desnecessários, ampliar resultados e a troca de experiências para a condução das atividades. É realmente a Secretaria e as jurisdicionadas atuando de forma cooperada, com metas comuns e mostrando que o agro é de todos”, ressalta.
Ficha Técnica
Assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre Seapa, Agrodefesa, Emater e Ceasa Goiás
Data: 29 de março de 2019 (sexta-feira)
Horário: 14 horas
Local: Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Rua 256, nº 52, setor Leste Universitário, Goiânia (GO)
Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)
Fernando Dantas – (62) 99227-2631