Evento internacional discute práticas agrícolas sustentáveis, em Goiânia

Realizado nos dias 18 e 19/09, o “Troca de Saberes” é uma correalização da Rede ILPF, Seapa, Emater Goiás e UFG

Encontro reúne especialistas nacionais e internacionais para debater temas como sustentabilidade, inovação agrícola, e integração de sistemas produtivos

Goiânia recebe, nos dias 18 e 19 de setembro, o “Troca de Saberes”, evento internacional sobre práticas agrícolas sustentáveis e regenerativas. A iniciativa integra o calendário do SustentAgro, projeto da Rede Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) com financiamento do Land Innovation Fund.

O “Troca de Saberes” vai reunir pesquisadores e produtores rurais do Brasil, Argentina e Bolívia para uma série de palestras, rodas de conversa e visitas técnicas. A realização é fruto de parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa), com apoio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater Goiás) e da Universidade Federal de Goiás (UFG).

No primeiro dia, a programação contará com palestras sobre integração pecuária leiteira e floresta, práticas sustentáveis em solos agropecuários, práticas regenerativas e gestão sustentável da terra. No segundo dia, serão realizadas visitas técnicas à Unidade de Disseminação de Tecnologia SustentAgro em Itaberaí, e à Unidade de Referência Tecnológica da Embrapa Arroz e Feijão, em Goiânia.

O evento vai apresentar dois importantes projetos internacionais: o PRIAS (Programa de Boas Práticas Agrícolas e Sequestro de Carbono), que busca melhorar a sustentabilidade em hectares agrícolas através da recuperação de solos e retenção de carbono; e o ProYungas (Boas Práticas Agrícolas e Sequestro de Carbono), que atua no sentido de promover boas práticas agrícolas e restaurar a vegetação nativa no Gran Chaco, além de mitigar mudanças climáticas e apoiar a gestão agrícola sustentável, valorizando a floresta e contribuindo para a produção agrícola livre de desmatamento.

O objetivo do “Troca de Saberes” é promover um espaço de diálogo e intercâmbio de conhecimentos entre agricultores, especialistas, pesquisadores, estudantes e demais interessados na agricultura sustentável. O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater, Kin Gomides, afirma que o evento abordará questões de grande impacto positivo no meio ambiente e na vida do produtor.

“O debate age como fortalecimento da pauta sustentável. As experiências desses profissionais no campo são essenciais para que os participantes entendam mais sobre a otimização e aproveitamento da capacidade total de uma unidade produtiva, podendo ampliar seus negócios com práticas que respeitam o meio ambiente”, ressalta.

A etapa de palestras e rodas de conversa será realizada na sede da Emater Goiás, no dia 18/9 (quarta-feira), a partir das 8h, enquanto no dia 19/9 (quinta-feira) ocorrem as visitas a propriedades rurais. Clique no link para acessar o formulário de inscrições e conferir a programação completa.

Serviço:
Assunto: Troca de Saberes – Experiências e Vivências de uma Agricultura Sustentável
Quando: 18 e 19 de setembro
Onde: Emater Goiás – Auditório Domingos Carlos de Oliveira (Rodovia R-2, Quadra Área, Lote AR-3 Campus Samambaia, Goiânia – GO)
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeISH-w1pBfuqAQTipGjwjYYfolqiJhzFeIsUayO82Z5x9jbA/viewform

Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo