MILHO – AGRO EM DADOS / AGOSTO 2024

Uma vez encerrado o ciclo de verão da cultura, as atenções voltam-se agora para a colheita da segunda safra de milho, que se encontra em ritmo mais acelerado neste ano. Em Goiás, até a segunda semana de julho, 50,0% das áreas foram colhidas, avançando 31,0 pontos percentuais em relação mesmo período da safra passada.

Com as incertezas climáticas no início do ciclo, houve redução na área cultivada com o cereal na segunda safra, o que não ocorria desde a safra 2017/18 no estado, dando espaço para o plantio de outras culturas. No geral, as precipitações ocorridas em fevereiro e março foram benéficas para o desenvolvimento da cultura, que apresentou leve redução na produtividade, de 2,4%.

Os preços do cereal permanecem em queda desde o início de 2024, com discreta oscilação para cima nos meses de maio e junho, impulsionados pelos prêmios e valorização do dólar. A elevada oferta decorrente da intensificação da colheita, aliada as boas condições climáticas para a safra norte americana e aos estoques mundiais elevados, estimulam fortes baixas nos preços.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo