Conesan-GO discute realização de conferência estadual de segurança alimentar e nutricional em Goiás

Detalhes da promoção do evento, previsto para o mês de outubro, foram tratados em reunião ordinária do Conselho, na sede da Seapa 

 

Evento tem objetivo de promover discussões e deliberações sobre temas essenciais para a segurança alimentar e nutricional em Goiás (Foto: Brunno Falcão/Seapa)

Nesta quinta-feira (24), na sede da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa), o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Conesan-GO) realizou sua reunião mensal ordinária com foco na preparação da VII Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento está previsto para 31 de outubro e tem como objetivo principal promover discussões e deliberações sobre temas essenciais para a segurança alimentar e nutricional em Goiás. 

A VII Conferência Estadual, para a qual são esperados aproximadamente duzentos participantes, incluindo delegados das conferências municipais, regionais e livres, visa fortalecer as políticas públicas e estratégias que garantam o direito humano à alimentação adequada. Dentre os temas que estarão em pauta, destaca-se a análise da situação estadual e nacional em relação à segurança alimentar e nutricional, com foco nos desafios, avanços e perspectivas. 

Cristhian Lorraine Araújo, conselheira do Conesan e gerente de Agricultura Familiar e Inclusão Produtiva da Seapa, enfatiza a importância do evento. "A realização da VII Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional representa um passo significativo no fortalecimento das políticas de segurança alimentar e nutricional em Goiás, proporcionando um espaço vital para a construção colaborativa e participativa de diretrizes que impactarão a vida de milhares de cidadãos e cidadãs em todo o estado", destaca. 

Além da análise da conjuntura, a conferência também servirá como plataforma para a elaboração de propostas alinhadas aos objetivos nacionais de segurança alimentar e nutricional. Os participantes terão a oportunidade de debater e construir propostas que contribuam para o desenvolvimento do 3º Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. 

A realização da convenção também tem como intuito fomentar a realização de conferências em nível municipal, regional e territorial, expandindo a participação da sociedade na formulação das políticas de segurança alimentar e nutricional. Um dos momentos cruciais do evento será a eleição dos delegados que representarão o estado na etapa nacional, fortalecendo a voz de Goiás nas discussões de âmbito nacional. 

A reunião ordinária contou com a presença de representantes de diversos setores do poder público estadual e federal, bem como da sociedade civil. Entre os presentes estavam, além da Seapa, representantes das Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech). 

 A Associação dos Engenheiros Agrônomos de Goiás (Aeago), a Federação de Indústria do Estado de Goiás (Fieg/Sesi), o Conselho de Alimentação Escolar do Estado de Goiás (CAE), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTTB), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Arquidiocese de Goiânia também contaram com representantes na reunião. 

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo