Seapa e Emater fazem força-tarefa para orientação ao produtor e captação de propostas na reta final do prazo de inscrições ao PAA Goiás

Seapa em Flores de Goiás: mobilização de agricultores familiares para participação no PAA Goiás 2023

Equipes dos dois órgãos estão percorrendo municípios goianos para levar informações e tirar dúvidas sobre como participar do Programa de Aquisição de Alimentos Estadual

Equipes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) estão percorrendo municípios goianos, desde a última segunda-feira (3/7), para incentivar agricultores familiares a participar do Programa de Aquisição de Alimentos Estadual (PAA Goiás). A força-tarefa promove reuniões em assentamentos, cooperativas e outros espaços comunitários para tirar dúvidas e acelerar cadastros. Confira a agenda completa abaixo.

“Estamos fazendo uma grande mobilização para levar orientações e estimular o maior número possível de cadastros ao PAA Goiás. Todos as equipes e veículos da Seapa e da Emater estão envolvidos nesta força-tarefa”, destaca o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende. “Chegamos agora à reta final do prazo de inscrições e queremos a participação de todos os agricultores familiares goianos no programa. Muitas vezes o produtor sabe cultivar a terra, mas tem dificuldade na parte burocrática, então é importante que estejamos próximos para tirar todas as dúvidas e auxiliar no que mais for possível”, completa.

Inscrições
O prazo de inscrições ao PAA Goiás se encerra no dia 19 de julho, quando se completam 30 dias da publicação do edital do programa no Diário Oficial do Estado. Conforme o edital, o Governo de Goiás vai adquirir os produtos na modalidade Compra com Doação Simultânea, ou seja, os alimentos deverão ser entregues diretamente a entidades sociais cadastradas pela OVG, e estas instituições repassarão os produtos a famílias carentes. Diferentemente da edição anterior, realizada em 2021, o PAA 2023 conta exclusivamente com recursos estaduais, oriundos do Fundo de Proteção Social de Goiás (Protege). A previsão é investir R$ 12 milhões no programa, com limite de pagamento de R$ 15 mil por proposta.

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) são gestoras da iniciativa, em parceria com o Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), via Goiás Social. 

Edital
O Edital do Programa de Aquisição de Alimentos do Estado de Goiás (PAA Goiás) está disponível nos sites oficiais da Seapa e da Emater: www.agricultura.go.gov.br e www.emater.go.gov.br. O documento traz todos os detalhes do processo de candidatura e seleção das propostas ao PAA 2023, bem como condições de participação no programa, tabela referencial de preço por produto e modelos de formulários.

Além da força-tarefa nos municípios, técnicos da Emater estão à disposição dos produtores nos escritórios locais em mais de 200 municípios goianos para auxiliar no preenchimento e no envio eletrônico da documentação. Posteriormente, eles também serão responsáveis por acompanhar o recebimento dos produtos.

As entidades sociais também devem se cadastrar para participar do PAA como beneficiárias recebedoras dos alimentos. A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) é responsável por tirar dúvidas e cadastrar as candidatas. Já a classificação e a seleção tanto de produtores quanto de entidades estão a cargo do Grupo Gestor da Política Estadual de Compra da Agricultura Familiar (GG-Pecaf).

Mais informações: https://www.agricultura.go.gov.br/programas-e-projetos/paa-estadual.html
Atendimento para entidades: OVG/Banco de Alimentos (62) 3206-5881 / (62) 98223-0703
Atendimento para produtores: Emater (62) 3201-2300 / (62) 99977-6316

[RESUMO]
Agenda da força-tarefa do PAA Goiás 2023

Quinta-feira (13/7)

  • Silvânia, 9 horas, no Cras (antigo Athenas Clube)
  • Porangatu, 9 horas, na Câmara dos Vereadores

Quarta-feira (12/7)

  • Montes Claros de Goiás, 9 horas, na Secretaria Municipal de Agricultura (Av. Presidente Vargas, s/n Qd. 10, Lt. 166, Setor Central)
  • Vianópolis, 9 horas, no Salão do Conviver (Rua Euzébio de Oliveira, antigo Peti)

Terça-feira (11/7)

  • Caiapônia, 9 horas, no Auditório da Prefeitura (Rua Pedro Salazar, n° 475, St. Nova Caiapônia)
  • Iporá, 14 horas, na Rua Esmerindo Pereira (Centro)
  • Inhumas, 15 horas, no Auditório do Centro de Convenções e Cultura Nelo Egidio Balestra

Segunda-feira (10/7)

  • Petrolina, 14 horas, no Cras (Rua José Neias Carvalho, esq. Av. Victor Pimenta e Rua Irmã Letícia Alves Bragança, antiga Creche Mãe Maria)
  • Baliza, 15 horas, no Assentamento do Oziel

Sexta-feira (7/7)

  • Nova Roma, 9 horas, no Salão do CRAS
  • Cavalcante, 15 horas, na Câmara Municipal

Quinta-feira (6/7)

  • São João D’Aliança, 9 horas, na Câmara Municipal
  • São Gabriel, 15 horas, no Centro de Convivência

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo