AGR e Adasa se reúnem com operadoras do Sistema Produtor Corumbá IV


Agências são responsáveis pela regulação da unidade construída e operada pelo consórcio da Caesb e Saneago

A Agência Goiana de Regulação (AGR) se reuniu, nesta terça-feira (11), com os dirigentes da Agência Reguladora de Água, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), e as prestadoras de serviços que fazem parte do consórcio Corumbá IV, a Companhia de Água e Esgoto de Brasília (Caesb) e a Saneamento de Goiás S/A (Saneago). A reunião deu continuidade às tratativas entre as agências reguladoras na regulação compartilhada do Sistema Produtor de Água Corumbá IV.

A reunião foi aberta pelo presidente da AGR, Wagner Oliveira Gomes, e pelo diretor de Regulação e Fiscalização da agência, Thiago Nepomuceno Carvalho, que destacaram o processo de regulação compartilhada em curso. “A expectativa da AGR é que as agências reguladoras, em conjunto, possam produzir um trabalho compartilhado, importante e significativo, visando atender às demandas dos serviços públicos de abastecimento de água das duas unidades federativas, Goiás e Distrito Federal”, pontuou o presidente da AGR.

O superintendente de Estudos Econômicos e Fiscalização Financeira da Adasa, Cássio Leandro Cossenzo Cargo, frisou que a regulação conjunta entre a AGR e Adasa, junto aos prestadores de serviços tem tudo para melhorar a qualidade dos serviços de saneamento básico para a população atendida no Distrito Federal e em Goiás. “Essa oportunidade que tivermos de nos reunir é algo que se firmará porque nossos interesses estão alinhados”, disse. “A AGR é uma agência madura que possui um conhecimento técnico e responsabilidade no papel que ela tem em gerir esses recursos no estado de Goiás”, ressaltou Cássio Leandro Cossenzo.

Durante a reunião, as equipes de contabilidade das empresas consorciadas apresentaram pareceres jurídicos, administrativos, financeiros e contábeis do consórcio que gere o sistema. As discussões foram consideradas produtivas e os participantes demonstraram interesse em construir um modelo de regulação compartilhada que atenda às necessidades da população.

Participaram do encontro, pela AGR, o presidente Wagner Oliveira Gomes; o diretor de Regulação e Fiscalização, Thiago Nepomuceno Carvalho; o gerentes de Regulação Econômica, Rafael Carvalho; o gerente de Saneamento Básico, Eduardo Cunha; e a especialista em Regulação, Sinnara Godoy.

A comitiva da Adasa foi composta pelo superintendente Econômico, Cássio Leandro Cossenzo Cargo; pelo superintendente de Água e Esgoto, Rafael Melo; pelos diretores Felix Ângelo Palazzo e Antônio Apolinário Rebelo Figueirêdo; e pelos técnicos da Superintendência de Água, Igor Medeiros e Adalton Clímaco Ribeiro.

Pela Caesb, estiveram presentes a superintendente de Regulação, Aline Batista; o superintendente de Contabilidade, Jorge Carlos Gonzaga; o chefe da Unidade de Negócio de Águas Lindas, Emerson de Oliveira; e os técnicos em contabilidade Jaína Santos, Maxuel Paiva e Emanuel Cavalcanti.

A Saneago esteve representada pela técnica e supervisora contábil do consórcio, Chiemy Imamura Silva; pelo gestor do Consórcio Corumbá IV, Manuel Filho; pelo superintendente de Contabilidade, Elias Evangelista da Silva; pelo superintendente de Regulação Econômica, Rodrigo Marçal; pelo superintendente de Assuntos Regulatórios, Felipe Bueno; pelo gerente de Assuntos Regulatórios, Alfredo da Rocha Araújo Neto; pela contadora Kelly de Assis; e pela economista Janielly Amorim de Oliveira.

Corumbá IV
O sistema Produtor de Água Corumbá IV foi inaugurado em abril de 2022 e é composto por um reservatório de água, uma estação de tratamento de água (ETA) e uma adutora que beneficiará cerca de 1,3 milhões de pessoas do Distrito Federal e da região do Entorno de Brasília.

Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo