AGR participa de Live sobre segurança viária promovida pela Abar


Parceria entre a entidade e o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) prevê ações para aprimorar a segurança no trânsito em todo o país

A Agência Goiana de Regulação (AGR) participou, nesta terça-feira (14), de uma live com especialistas na regulação de transportes, logística e segurança viária que teve por objetivo formalizar a parceria entre a Associação Brasileira de Agências Reguladoras (Abar) e o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). O presidente da AGR, Wagner Oliveira Gomes, foi um dos palestrantes do encontro virtual que foi transmitido pelo canal oficial da Abar no YouTube.

O evento é parte do movimento Maio Amarelo, uma iniciativa do observartório já adotada por vários países e que visa conscientizar a sociedade sobre os altos índices de mortos e feridos no trânsito. A parceria entre a Abar e o ONSV visa envolver o setor regulatório nas ações e campanhas promovidas pela Oscip a fim de ampliar o alcance do trabalho de conscientização para um trânsito mais seguro para todos. “O objetivo de todos nós aqui é o de preservar vidas”, afirmou Júlio Ramos, secretário-executivo da CTTrans/Abar, observador certificado do ONSV e assessor técnico da ANTT, que foi o moderador na mesa.

A live contou, ainda, com a participação de Murilo Provençano Leal, coordenador da Câmara Técnica de Transportes, Logística e Segurança Viária (CTTrans/Abar) e conselheiro da Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias (Agetransp/RJ). Representando o ONSV, esteve presente o CEO da entidade, Paulo Guimarães. Também participaram Luciano Lourenço, diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Parceria

Durante a live, Murilo Provençano Leal ressaltou a importância dessa aliança para o desenvolvimento de práticas mais seguras e eficientes no setor de transportes. “A união entre a Abar e o Observatório é um passo crucial para a implementação de estratégias que possam salvar vidas e melhorar a segurança nas nossas rodovias”, afirmou.

O CEO do ONSV, Paulo Guimarães, também destacou os benefícios esperados da parceria, que visa gerar resultados na preservação da vida. “A gente começa essa relação com a Abar a partir de um curso de capacitação que está sendo desenvolvido em parceria”, disse. “O curso é focado no conceito de ‘Visão Zero’ criado na Suécia e traduzido para a realidade brasileira. Esse é o primeiro de muitos que vamos realizar em conjunto, principalmente nessa área de capacitação”, declarou.

O diretor da ANTT, Luciano Lourenço, pontuou que a parceria com a Abar tem um grande potencial de resolução. “Com a Abar, a gente contempla outras agências, não só de transporte terrestre, mas outras agências em esfera nacional e estadual. Eu tenho certeza de que vamos potencializar mais os resultados em relação à segurança viária”, afirmou. A Abar tem 33 associadas que trabalham com o setor de transportes.

O presidente da AGR, Wagner Oliveira Gomes, agradeceu o convite da Abar e do Observatório Nacional. “Essa ação do Observatório Nacional é, também, uma oportunidade para as agências infranacionais na coleta de informações, na padronização de alguns regulamentos relacionados à segurança viária”, pontuou o presidente da AGR.

Com essa nova parceria, a expectativa é que as ações conjuntas entre Abar e o Observatório tragam avanços significativos na regulação e na segurança viária no Brasil, promovendo um trânsito mais seguro e eficiente para a população.

Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo