AGR abre Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) com palestra e teatro
Programação inclui palestras sobre ergonomia, comunicação não violenta, novembro azul e primeiros socorros, além de oficina de origami
A Diretoria de Gestão Integrada e a Gerência de Gestão Institucional (GGI) da Agência Goiana de Regulação (AGR) promoveram, nesta segunda-feira (27/11), no auditório do edifício-sede, a abertura da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), com apresentação teatral, palestra sobre “Saúde Mental, como está a sua?”, sorteios e um café da manhã. O evento, que reuniu dezenas de colaboradores da Agência, foi aberto pela diretora Andrea Bonanato e contou com a participação remota do presidente da AGR, Wagner Oliveira Gomes, que está em viagem a Mato Grosso do Sul.
Andrea Bonanato explicou que a Sipat é uma ação prevista em norma, e que a AGR já vem fazendo a gestão de pessoas muito com foco no servidor. “E a semana é inteiramente dedicada à conscientização dos servidores para a importância da prevenção de acidentes no trabalho e também de doenças ocupacionais. Com base nisso, as equipes organizaram debates, palestras e até o teatro, para engajar todos os colaboradores pra essa frente voltada à saúde”, disse ela. A escolha do tema, segundo a diretora, se deu após uma escuta do servidor, feita pela GGI.
Três pontos importantes, conforme ressaltou, nessa Sipat, é o foco nas pessoas, pois nada adianta ter uma equipe de especialistas, capacitadas, se não forem voltadas para o trabalho em equipe, a comunhão de esforços, o bom relacionamento. Isso, para ela, engrandece a organização e facilita o trabalho. “De outro lado, um segundo ponto que a gente destacou foi o comprometimento com o trabalho e segurança, com a observação de procedimentos e das normas voltadas para a segurança comportamental; e um terceiro ponto é sobre a saúde mental. Na minha visão é o assunto mais importante”, acentuou.
Falando por chamada de vídeo, o presidente Wagner Oliveira Gomes justificou a ausência em função da viagem a Mato Grosso do Sul, onde a equipe da AGR foi conhecer projetos em diversas áreas, parabenizou os organizadores da Sipat 2023, em especial a equipe da Cipa e também a coordenação do Sesmt. Destacou que a prevenção de acidentes se faz no dia a dia e que os esforços da AGR têm sido no sentido de dotar de maior segurança a atuação dos fiscais e demais colaboradores da Agência. Ele lembrou dos investimentos feitos também no edifício-sede que agora conta com um contrato de manutenção. Wagner Gomes agradeceu a todos, inclusive aos atores convidados para o espetáculo de abertura.
Durante o evento de abertura da Sipat, os atores Hélida Tathiany Bazilio Fernandes e Carlos José Fernandes apresentaram uma pequena comédia envolvendo dois personagens: um médico, Doutor Papão, e sua paciente, Dona Papuda. Ela buscou se consultar porque se sentia confusa. E o médico era ainda mais confuso, criando situações inusitadas e atrapalhadas com o público e com a sua paciente, arrancando boas gargalhadas do colaboradores da AGR.
Palestra
Após o espetáculo, a psicanalista clínica Thaís Camilo, presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), falou sobre a saúde mental e a sua importância para a saúde do trabalhador em todos os seus aspectos. Ela observou que a saúde mental é detrminada por fatores socieconômicos, biológicos, psicológicos e ambientais e que ter saúde mental é sentir-se bem consigo mesmo e com os outros, lidar bem com as exigências da vida e as emoções, ser capaz de enfrentar os desafios e as mudanças, entre outros aspectos.
Ele informou que no Brasil, 33% das pessoas estão com adoecimento mental e que 25% dos que procuram tratamento para problemas físicos também apresentam distúrbios emocionais, como a depressão e a ansiedade. Lembrou que de 80% a 90% dos casos de depressão respondem ao tratamento e que a terapia não precisa ser longa. Thaís Camilo falou, ainda, da síndrome de Burnout, que é ocasionada por excesso de trabalho, em que a pessoa se sente sem energia, esgotada.
Depois, a psicanalista falou das características das pessoas com doença mental, explicando que com a doença, a pessoa nem sempre consegue se comportar adequadamente em situações sociais, que não consegue enfrentar de forma adequada as frutrações e dificuldades da vida, que leva a um sofrimento psíquico muito grande, poir não consegue se equilibrar o que é estímulo interno do que ocorre no seu ambiente externo. No final, ela deixou frases motivadoras para todos, entre elas, “Seja sua prioridade! Cuide-se!”.
Em seguida, o gerente de Gestão Institucional, Alexandre Ferraz, coordenou o sorteio de vários brindes aos participantes.
O evento foi realizado com o apoio do coordenador do Sesmt na AGR, Jeremias Borges Vieira, e dos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa): Thaís de Freitas Camilo (presidente), Hugo de Assis Furtado (vice-presidente), Ene Lúcia da Trindade Rodrigues (secretária), Marcela de Oliveira Faleiro (segunda secretária), Sírio José da Silva e Ailton José de Oliveira (unidade Jardim Europa). O coordenador do Sesmt, Jeremias Borges, falou do esforço da Gerência voltado ao desenvolvimento das pessoas, não só capacitando, mas, também, deixando-as mais motivadas para o trabalho e para a vida.
A programação da Sipat 2023 prossegue amanhã, terça-feira (28), com palestra, às 9h, sobre “Ergonomia Cognitiva, com oficiana de Origami”, com o engenheiro de Segurança do Trabalho e ergonomista Maicon Correia Queiroz; na quarta-feira (29) com a palestra, às 9h, sobre “Comunicação não violenta”, com o professor da Escola de Governo Marcos Cesar Silva Valverde; na quinta-feira (30) com palestra, às 9h, sobre o “Novembro Azul” com o médico do Trabalho Leandro Augusto Granja de Oliveira; e na sexta-feira (1o) com palestra, às 9h, sobre “Primeiros Socorros”, com agentes da Polícia Rodoviária Federal, e aferição da Pressão Sanguínea e Glicemia, pelo Laboratório Padrão, das 8h às 11h.
Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás