AGR reúne gestores de contratos para direcionar atuação



Mais rigor na análise e no acompanhamento dos processos tem por objetivo garantir serviços essenciais ao funcionamento e às ações da agência reguladora. A capacitação dos gestores também foi foco da reunião

O presidente do Conselho Regulador da Agência Goiana de Regulação (AGR), Wagner Oliveira Gomes, reuniu, nesta sexta-feira (5/05), no auditório do edifício-sede, os gestores dos mais de 20 contratos de aquisições de produtos e serviços atualmente em vigor e que garantem o bom funcionamento e as atividades finalísticas da agência. Durante o encontro, destacou-se a importância de uma atuação mais efetiva dos gestores no sentido de um acompanhamento e análise mais rigorosos dos contratos, a fim de evitar, por exemplo, perda de prazos para renovação ou adequação dos serviços às necessidades da AGR. 

Os gestores de contrato são responsáveis por garantir que a entrega dos serviços e produtos seja feita conforme o que foi contratado, acompanhando os saldos empenhados, valores das faturas, entrega dos serviços, vencimento do contrato, e necessidade de renovação ou realização de nova licitação. Eles também encaminham  informações à Comissão de Processo Administrativo de Fornecedor, em caso de imprevistos. Na AGR, são 12 gestores de contratos de diversas áreas, como a administrativa, de telefonia, de TI, de transporte e outras. Para coordenar o trabalho dos gestores, foi nomeado o colaborador Gabriel Medeiros Rocha Rodovalho, da Gerência de Tecnologia e Apoio Administrativo.

No encontro, foram repassados, um a um, todos os contratos ativos da AGR, os prazos de vigência, valores mensais, total pago e saldo contratual. Gabriel Medeiros informou a situação de cada um deles. O presidente Wagner Gomes enfatizou a necessidade de avaliações sistemáticas do custo-benefício dos contratos e também a aproximação de todas as áreas com a TI, que pode, entre outras coisas, dar o suporte em estudos técnicos preliminares para novos contratos e reavaliação de contratos em vigor. 

A capacitação foi outro ponto destacado na reunião. Segundo o presidente do Conselho Regulador, todo gestor de contrato deve se capacitar para desempenhar essa função. Conforme observou o coordenador de Compliance da AGR, Hugo de Assis Furtado, esta é uma das capacitações constantes dos quesitos para o ranking do Programa de Compliance Público neste ano. O curso de Noções Básicas de Gestão de Contratos está inclusive com inscrições abertas até o próximo dia 11 de maio e é destinado a gestores e fiscais de contratos. Para o ranking, será considerado o número de servidores que fizeram a capacitação, em relação ao total de gestores e fiscais de contratos vigentes na pasta até 31 de julho.   

Ao final da reunião, o gerente de Gestão Institucional, Alexandre Ferraz, informou que a capacitação é um dos pilares da gestão institucional da AGR, que tem ainda foco na motivação e na integração dos colaboradores da agência. Ele lembrou que atualmente são mais de 100 cursos abertos como oportunidades aos servidores em diversas áreas. Informações diárias sobre essas capacitações estarão disponíveis aos colaboradores da agência na intranet, que passa por uma reformulação. 

Participaram da reunião, os gestores de contrato Gustavo Esteves Kossa, Luciana Dutra Martins, Loyane da Rocha Ribeiro, José Guthierre Correia Ribeiro, Daniela Garcia Fleury, Cristina da Rocha Zanin, Victor Azevedo Rodrigues, Alberto Estrela Neto, Gabriel Medeiros Rocha Rodovalho, Francisco Vieira de Macedo e Terezinha de Jesus Assis Bueno. E, ainda, o chefe de Gabinete, Breno Pereira da Silva; e Helton Nunes da Silva, da TI.

Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás

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