AGR realiza vistoria em captação e estação de tratamento de água de Ipameri



Objetivo foi avaliar condições operacionais do sistema de abastecimento da cidade que registrou interrupção dos serviços no fim de semana, por falta de energia. Ouvidoria Setorial treinou equipe do consórcio Águas de Ipameri para atendimento aos usuários

Equipes da Gerência de Saneamento Básico e da Ouvidoria Setorial da Agência Goiana de Regulação (AGR) estiveram, nesta terça-feira (14/03), na cidade de Ipameri, onde se reuniram com os dirigentes do consórcio Águas de Ipameri, que assumiu recentemente os serviços de água e esgotos da cidade, e visitaram a captação em área rural e a Estação de Tratamento de Água (ETA). A secretária municipal de Meio Ambiente, Viviane Melo Carneiro da Costa, e dois técnicos da secretaria acompanharam a vistoria. 

De acordo com o gerente de Saneamento, Eduardo Henrique da Cunha, a vistoria estava agendada para a próxima semana, no entanto, o desabastecimento ocorrido no fim de semana passado (9 e 10/03), em função de queda de energia na região da captação, provocou a antecipação da visita da AGR à cidade. “Nos reunimos com o gestor da Águas de Ipameri, Antônio Rocha Granado, que nos explicou de forma detalhada os fatores que levaram à interrupção dos serviços e as providências tomadas pela empresa para solucionar o problema; em seguida estivemos na captação da água que abastece toda a sede municipal e, também, na Estação de Tratamento”, contou.

A Gerência de Saneamento Básico orientou a empresa a utilizar de forma ágil os canais da AGR tanto para os casos emergenciais quanto para os casos de manutenção corretiva, a fim de que a população seja comunicada da forma devida e orientada sobre as restrições e o adequado consumo de água. Embora não esteja prevista no contrato de prestação de serviços, uma possível alternativa que está sendo avaliada pelo consórcio é a utilização de geradores para suprir os casos de eventuais faltas de energia no sistema de abastecimento de água. 

A equipe de vistoria, integrada ainda também pela Bióloga Alessandra Francisca dos Santos, solicitará à concessionária Equatorial Energia informações sobre as causas e as providências no caso das interrupções do fornecimento de energia em vários pontos da cidade nos dias 9 e 10. Todo o trabalho de vistoria e análise feita pela equipe do Saneamento em Ipameri, contendo as recomendações técnicas necessárias, constará de relatório a ser enviado à Prefeitura de Ipameri e aos prestadores dos serviços. 

Ouvidoria

Durante toda a tarde, o ouvidor-adjunto da AGR, Adriano Guimarães, realizou treinamento com a equipe de atendimento do consórcio Águas de Ipameri, para fazer a integração da unidade com o sistema e-Ouvidoria da AGR. Foram cadastradas as colaboradoras Nayara Angélica, Camila Zanutim e Jhulli Hemille, que serão responsáveis por analisar as demandas dos consumidores e apresentar as soluções à ouvidoria da agência reguladora. 

Com a empresa, foram deixados flyers e folders informativos a serem distribuídos à população,  sobre o trabalho de regulação, controle e fiscalização da AGR. O consórcio Águas de Ipameri já incluiu o telefone 0800 704 3200 da Ouvidoria Setorial nas contas de água, faltando apenas complementar com o telefone de WhatsApp 62 9 8480 7353 e o e-mail: ouvidoria@agr.go.gov.br. Quando o consumidor não se sentir satisfeito com a resposta apresentada pela empresa Águas de Ipameri, deve fazer contato com a AGR, cujo sistema de ouvidoria está integrado com o prestador dos serviços na localidade. 

Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás

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