AGR intensifica fiscalização do transporte de passageiros nos feriados prolongados



Atenção será redobrada principalmente nas saídas para as cidades turísticas e nos terminais rodoviários da Capital e de Anápolis, para coibir o transporte clandestino de passageiros. Usuários podem registrar reclamações junto à Ouvidoria Setorial

A Agência Goiana de Regulação (AGR) intensifica, a partir desta segunda-feira (19/12) os trabalhos de fiscalização do transporte de passageiros durante os feriados prolongados de Natal e Ano Novo, a fim de garantir a segurança dos usuários do transporte intermunicipal regular e também daqueles que utilizam serviços de fretamento entre cidades goianas. De acordo com o gerente de Transportes da AGR, Delano Pádua Pacheco, equipes fixas estarão nos terminais de Goiânia/Campinas e de Anápolis, enquanto outras equipes volantes vão para os principais corredores turísticos do Estado.

Na semana do Natal, as equipes volantes intensificam a fiscalização nas saídas de acesso à região de Caldas Novas e Pirenópolis e, também, na cidade de Goiás. Já na semana do Ano Novo, as equipes continuam nos acessos a Caldas Novas e Pirenópolis e vão, também, para a região de Porangatu, Jaraguá e Uruaçu, onde são comuns os flagrantes de empresas interestaduais que fazem trechos intermunicipais sem autorização da AGR.  

Segundo a coordenadora de Fiscalização da AGR, Cristina Zanin, dentre os principais problemas encontrados pelos fiscais nesta época do ano, no transporte de passageiros, além das empresas de linhas interestaduais fazendo trechos entre cidades goianas, está o transporte clandestino, ou seja, aquele em que as empresas não são cadastradas e não têm autorização para operar e que, também, não têm licenças de viagens. Nas rodoviárias, conforme explica Zanin, os cuidados dos fiscais são para questões relativas a atrasos nos horários dos ônibus, emissão de bilhetes, tarifas e as condições dos veículos.

Ela orienta os usuários a evitarem o transporte clandestino tanto nas linhas regulares quanto para o fretamento. Todos os que forem viajar devem estar atentos para a situação da empresa e do veículo, bastando para isso observar o Selo da AGR na lateral do veículo ou questionar junto à Ouvidoria Setorial da AGR se a empresa é devidamente cadastrada pra os fretamentos e se tem licença de viagem. A licença de viagem é um documento que o motorista deve levar durante a viagem e nela deve constar os nomes dos passageiros em caso de fretamento.

Para fazer jus à gratuidade no transporte intermunicipal, os idosos ou pessoas com deficiência devem providenciar a passagem com antecedência, uma vez que nesta época do ano o fluxo de passageiros em viajam aumentam substancialmente. 

Em caso de dúvidas, ou ao constatar precariedade ou irregularidade nos serviços de transporte de passageiros, regular ou de fretamento, os usuários devem registrar a reclamação junto à Ouvidoria Setorial da AGR, até quinta-feira, pelos canais: 0800 704 3200 (call center), 62 98480 7353 (whatsapp), pelo e-mail e-ouvidoria@agr.go.gov.br pelo site www.agr.go.gov.br, ou presencial, na Avenida Goiás, 305, Edifício Visconde de Mauá, 3º. Andar. De sexta a domingo, apenas pelo e-mail e pelo site. 

Agência Goiana de Fiscalização, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás

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