Rede de Gestão de Pessoas se reúne para discutir diversidade e inclusão

Tema foi apresentado pelo Laboratório de Inovação e Desenvolvimento de Pessoas da Escola de Governo, o PequiLab, durante encontro de servidores que atuam na gestão de pessoal dos órgãos do Governo de Goiás

Diversidade e inclusão no serviço público foram pauta do encontro da Rede de Gestão de Pessoas deste mês, realizado nesta quarta-feira (24), no auditório do HUB Goiás. O evento reuniu servidores, de todas as pastas do Governo de Goiás, que trabalham nas unidades de gestão de pessoal. Ao abrir o encontro, o subsecretário de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Sead, Alexandre Demartini, se apresentou fazendo uma autodescrição, para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual presentes no evento. “Acessibilidade também é uma forma de inclusão”, destacou.

A Rede de Gestão de Pessoas, coordenada pela Sead – órgão central da gestão de pessoal no estado, se reúne periodicamente para discutir temas relacionados ao dia a dia da área. Demartini pontuou que o tema escolhido para este encontro é uma oportunidade de mudar a forma como os servidores tratam o assunto. “(Diversidade e inclusão) já deveria ser pauta e tendência nos governos há muito tempo. Em Goiás vem ganhando força e abordar o assunto com as equipes que lidam com pessoal em todos os órgãos é uma forma de provocar, de incentivar e também acaba reforçando e internalizando a pauta nos servidores”, defendeu.

Para aprofundar na discussão o Laboratório de Inovação e Desenvolvimento de Pessoas da Escola de Governo – o PequiLab – promoveu uma mini oficina, com abordagens conceituais e práticas a respeito do tema. “Primeiro passo é reconhecer a diversidade dentro do seu quadro de servidores. E a diversidade deve ser respeitada, para então se promover a inclusão”, disse o gerente do PequiLab, Paulo Henrique de Souza. “Promover a inclusão é fazer com que todos os grupos tenham vez e voz, em todos os espaços de discussão”, sentenciou o gerente, dando exemplos práticos, no decorrer da oficina, de formas de reconhecer e administrar grupos diversos dentro da administração pública.

Certificação
A diretora Executiva da Escola de Governo, Roberta Costa, falou da importância dos encontros promovidos pela Rede de Gestão de Pessoas e como eles propiciam a troca de experiências e a discussão de práticas comuns a todas as equipes. “Hoje temos os grupos de whatsapp e sei que todos estão em contato diário pelo aplicativo. Mas acaba sendo um contato mais frio. Os encontros são uma oportunidade de estarmos mais próximos”, celebrou. A diretora também falou a respeito das mudanças na Certificação em Gestão de Pessoas, coordenada pela Escola de Governo, com a publicação, há cerca de 10 dias, de portaria que promove alterações nos critérios para a obtenção da certificação.

Secretaria da Administração – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo