Projetos de Participação Social

Fiscatech

Objetivo: O objetivo do projeto FISCATECH é desenvolver, por meio de startups (GOVTECHS), dentro do 1º Ciclo de Inovação Aberta promovido pelo Hub Goiás, para apresentar soluções de problemas identificados dentro da administração pública. Deverá ser uma solução inovadora que utilize tecnologias como Inteligência Artificial, processamento de linguagem natural e visão computacional. Esta solução visa otimizar significativamente o processo de fiscalização de contratos de TI na Gerência de Desenvolvimento de Sistemas da SEAD, economizando recursos humanos e reduzindo o tempo necessário para a fiscalização. A eficiência e assertividade trazidas por essas tecnologias permitirão uma fiscalização mais rápida e precisa, impactando positivamente na qualidade dos serviços monitorados e na redução dos custos operacionais. Além disso, a solução será projetada para ser escalável, podendo ser estendida para outros órgãos da administração pública, promovendo uma melhoria contínua de padronização no processo, de ferramentas de gerenciamento e fiscalização de contratos de serviços de TI em todo o setor público.

Como utilizar: Os prestadores de serviço são responsáveis por fornecer as documentações que comprovam a realização de serviços demandados pela TI, através de uma ferramenta dedicada à gestão de projetos e ao armazenamento das evidências. Para isso, uma solução de IA, ainda em desenvolvimento, será integrada através de uma API. Esta IA terá acesso direto aos documentos que servem como evidências, armazenados no sistema de controle dos projetos de TI. A solução poderá ser integrada ao Redmine, que é a solução utilizada atualmente, ou a qualquer outra ferramenta de gestão de projetos, permitindo ser facilmente acoplada a novas soluções, caso necessário.

Uma vez que a IA esteja integrada, ela realizará automaticamente a análise dos documentos. Com base nessa análise, será gerado um relatório de conformidade que indica se os serviços prestados estão em acordo com o especificado no catálogo de serviços. Esse relatório facilita a revisão e a análise documental pelos fiscais de contrato, tornando o processo mais eficiente e otimizado.

Canais de atendimento: Área responsável pelo projeto: Gerência de Inovação Aberta | Nome do responsável pelo projeto: Ricardo Vilaverde de Oliveira | E-mail: ricardo.vilaverde@goias.gov.br

Classificação: Projetos de Participação Social

Governo na palma da mão

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