A Gerência de Gestão do Conhecimento e Competências (G2C2) é pioneira na aplicação de Inteligência Artificial Generativa (IA Generativa) integrada à Gestão do Conhecimento no Governo do Estado de Goiás.
A IA Generativa ganhou destaque mundial a partir de novembro de 2022, devido à sua capacidade de interagir naturalmente com as pessoas, tornando-se uma tecnologia fascinante tanto para usos pessoais como profissionais.
As possibilidades de automação de tarefas são inúmeras — desde a redação de e-mails até análises complexas em inteligência de dados, a IA Generativa vem aumentando o ganho de produtividade em todos os setores da sociedade.
É preciso considerar que existe uma história em comum entre a Gestão do Conhecimento e a Inteligência Artificial desde a década de 1990, quando surgiram os primeiros Sistemas Inteligentes baseados em IA. Isso porque era necessário compreender como as pessoas pensavam, criavam, representavam e utilizavam o conhecimento para desenvolver os sistemas de IA.
Nos últimos anos, a relação entre Gestão do conhecimento e IA Generativa, como ilustrado pela figura a seguir, assume um novo papel: a Gestão do Conhecimento contribui para a compreensão do conhecimento tácito das pessoas; a IA Generativa auxilia na Gestão do Conhecimento; e a própria Gestão do Conhecimento apoia o desenvolvimento da IA Generativa.
Relação entre Gestão do conhecimento e IA Generativa

A G2C2 foi criada em março de 2023, nesse cenário de convergência entre a Era do Conhecimento e os avanços da Inteligência Artificial, com o desafio de promover a organização do conhecimento para a tomada de decisão na gestão de pessoas, no âmbito do Governo do Estado de Goiás.
Assim, a primeira ação estratégica da G2C2 consistiu na integração da IA Generativa ao Ciclo de Gestão do Conhecimento e às atividades de Gestão de Pessoas. Em julho de 2023, foi lançado o projeto de compartilhamento de conhecimento, com objetivo de ensinar os servidores da Subsecretaria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (SGDP) a usar IA Generativa em suas rotinas de trabalho.
Com o método de ensino aprimorado, foi lançado, em dezembro de 2023, o curso Gestão do Conhecimento com IA Generativa, incorporado à grade da Certificação em Gestão de Pessoas da Escola de Governo de Goiás. Desde então, oito turmas foram realizadas, contemplando participantes dos 40 órgãos da Administração Pública Estadual. Complementarmente, outras outras ações têm sido conduzidas, como palestras em eventos institucionais, oficinas práticas de IA Generativa e a criação da comunidade de prática SEAD – IA na Gestão de Pessoas.
Como resultado direto dessas iniciativas, a aplicação da IA Generativa tem se expandido na SDGP e diversos outros órgãos estaduais, contribuindo para a melhoria da qualidade de textos, apresentações e planilhas, além de apoiar a sistematização e acesso ao conhecimento institucional. Com isso, as equipes de gestão de pessoas vêm direcionando seus esforços para atividades mais analíticas e estratégica.
A integração entre IA Generativa e Gestão do Conhecimento tem se revelado fundamental no apoio à tomada de decisões, e na promoção do aprendizado contínuo dos servidores do Governo de Goiás.
O modelo desenvolvido pela G2C2 e ilustrado pela figura a seguir, foi consolidado com a publicação do artigo “IA Generativa Integrada à Gestão do Conhecimento: Uma Abordagem Contemporânea Aplicada à Gestão de Pessoas”, no XIII Congresso CONSAD de Gestão Pública, realizado em agosto de 2024, Brasília, DF.
Modelo para Integração de Gestão do Conhecimento e IA Generativa
O modelo propõe a associação de ferramentas de IA Generativa a cada etapa do ciclo de Gestão do Conhecimento, promovendo soluções aderentes ao contexto organizacional. A abordagem está centrada em três pilares fundamentais— Pessoas, Processos e Tecnologias — com foco no aprimoramento da gestão de pessoas e no fortalecimento do uso estratégico do conhecimento no setor público.

Conheça nosso artigo científico

Artigo apresentado no congresso do CONSAD em 2024, intitulado "IA Generativa Integrada à Gestão do Conhecimento: Uma Abordagem Contemporânea Aplicada à Gestão de Pessoas".
No trabalho é proposto um modelo que integra a Inteligência Artificial Generativa ao ciclo de vida da Gestão do Conhecimento, com foco na Gestão de Pessoas. Trata-se de uma abordagem qualitativa, baseada em estudo de caso na Secretaria de Estado da Administração de Goiás. O modelo demonstra viabilidade e pode orientar gestores na adoção da IA Generativa, promovendo melhorias nos processos organizacionais.


