Iniciada a jornada de transformação das compras e contratações no Estado

O Governo de Goiás tem promovido transformações substanciais na administração pública, atingindo o propósito de elevar a eficiência da máquina pública, profissionalizar a gestão e otimizar os processos. Melhorar os processos de compras e contratações se lançava como um dos desafios, tendo em vista o propósito de comprar mais gastando menos. Neste sentido, na tarde da última quarta-feira (30) foi dada a largada no programa de Transformação das Compras e Contratações. O secretário da Administração (Sead), Bruno D’Abadia, iniciou o encontro e reforçou a tarefa do governo em otimizar o processo de aquisições e assegurar a qualidade dos gastos. Servidores de 11 órgãos e entidades estavam presentes.

O programa é uma estratégia do Governo de Goiás para transformar o cenário das compras e contratações públicas, que resulte no desenvolvimento de soluções para os processos de aquisições. Neste primeiro momento, foi apresentado ao grupo de trabalho a metodologia que será aplicada. Trata-se da Jornada de Transformação da Gestão Pública, que será conduzida pela Superintendência Central de Transformação da Gestão Pública. O cronograma prevê ações a serem realizadas de outubro a dezembro de 2020. As regras de atuação estão sob responsabilidade da Superintendência Central de Compras Governamentais e Logística juntamente às áreas setoriais.

Seguindo a metodologia, no mês de outubro, o grupo será envolvido em atividades de imersões, em que órgãos, servidores e usuários do serviço público serão ouvidos, para que sejam identificadas suas percepções e gargalos em relação ao cenário de compras e contratações. As informações serão analisadas e sintetizadas. Posteriormente, em novembro, novos grupos serão formados para que as soluções sejam propostas para os problemas levantados. Já no mês de dezembro as respostas priorizadas pelo colegiado serão transformadas em projetos. O objetivo é que as soluções entrem em execução a partir de janeiro de 2021.  

Conduzida pela Subsecretária de Gestão Pública da Sead, Lara Borges, a reunião contou com a participação de mais de 60 servidores estaduais. Estiveram presentes as pastas e órgãos: Controladoria Geral do Estado, Departamento Estadual de Trânsito, Secretaria de Estado da Economia, Procuradoria Geral do Estado, Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretaria de Estado da Economia, Secretaria de Estado da Comunicação, Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Outros quatro integrantes da Câmara de Compliance também fazem parte do grupo de trabalho. 

O encontro foi elogiado pela Secretária-Adjunta da Secretaria da Economia, Gisele Barreto Lourenço, que parabenizou a equipe da Sead pela iniciativa, tendo em vista que se trata de uma pauta transversal no Governo de Goiás. 

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