Seminário Goiás/Ceará aborda digitalização dos serviços públicos

O governador Ronaldo Caiado iniciou, na última segunda-feira, 21, o 1º Seminário Goiás / Ceará de Boas Práticas Governamentais. Além do termo de cooperação assinado entre os dois Estados, que vai garantir que Goiás utilize uma ferramenta batizada WebMapp (tecnologia criada pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Ceará, que permite que o chefe do executivo monitore os projetos e obras em andamento), o evento disponibilizou uma série de oficinas para discutir temáticas relevantes para a gestão pública. O secretário Bruno D’Abadia participou, ao lado do titular da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação de Goiás, Adriano da Rocha Lima, do painel: A Política de Transformação Digital. O seminário será encerrado na próxima terça-feira, 22.

A oficina foi conduzida pelo presidente da Empresa de Tecnologia e Informação do Estado do Ceará (Etice), Adalberto Pessoa, que exemplificou as práticas adotadas pelo Ceará para integração e digitalização de serviços. Adalberto contou que os órgãos e cidades do Ceará estão alinhados para ampliar a disponibilidades de serviços digitais no Estado. Citou ainda o interesse das prefeituras em contratar serviços de acessos em locais públicos. De acordo com ele, o Ceará dispõe de mais de 8.000 km de fibra ótica, responsável por atender 90% da população urbana do Estado.

O secretário Bruno D’Abadia definiu a gestão Caiado como entusiasta da transformação digital do Estado, que tem sido protagonizada e coordenada pelas Secretaria da Administração e Secretaria de Desenvolvimento e Inovação. O titular da Sead lembrou que Goiás estava parado no tempo, com processos equivocados e poucos avanços na oferta de serviços digitalizados.

Bruno D’Abadia afirmou que o Estado seguirá o modelo de digitalização de serviços adotados pelo Governo Federal, que tem se empenhado em aumentar o leque de atendimentos online. O secretário apontou a economia como outro aspecto relevante da transformação, tendo em vista que o atendimento ao cidadão por meio virtual custa 97% menos do que o método presencial. 

Abertura do Seminário

Mais cedo, durante a abertura do seminário, Ronaldo Caiado falou sobre a importância da implantação de políticas que contribuam para a redução da pobreza e da diminuição das desigualdades regionais. O governador ressaltou também a necessidade do compartilhamento de conhecimento, informações e tecnologias entre os dois governos. “Essa troca de experiências é fundamental. Tenho buscado, junto aos meus colegas governadores, aquelas áreas em que eles avançaram mais, que implantaram modelos que deram certo. E estou impressionado com a expertise do Ceará. Por isso, minha deferência ao governador Camilo Santana”.

O secretário Bruno D’Abadia participou da solenidade e frisou a relevância do momento como oportunidade para intercâmbio de experiências e aperfeiçoamento das práticas governamentais. Ele lembrou que a interação entre os Estados propicia um cenário para identificação de aspectos dentro da gestão que devem ser melhorados, e pontos positivos da administração que podem ser mais explorados e aperfeiçoados.

A solenidade contou com a participação da primeira-dama Gracinha Caiado, do vice-governador Lincoln Tejota, além de secretários e técnicos do governo goiano. Pelo lado do Ceará, estiveram presentes o secretário-executivo de Planejamento e Orçamento da Seplag, Flávio Ataliba; o deputado federal Mauro Benevides; e outros dez servidores.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo