Programa Move Goiás propõe políticas de valorização do servidor

O Governo de Goiás estabelece, por meio do Decreto nº 9.462, de 11 de julho de 2019, o Programa M.O.V.E. Goiás, sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Administração – SEAD. O programa visa implantar, no âmbito da administração estadual, políticas públicas, ações e iniciativas efetivas na área de gestão de pessoas com o objetivo de atrair novos talentos e valorizar os servidores públicos, por meio da promoção, da qualificação e da prestação de serviços públicos de excelência, com foco no cidadão. Será coordenado pela Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e suas unidades, quais sejam, Superitendencia Central de Políticas Estratégicas de Pessoal, Superintendência  Central de Gestão e Controle de Pessoal e Superintendência da Escola de Governo.

O programa desenvolverá instrumentos de valorização do servidor como funções comissionadas, programas de certificação e capacitação continuada, projetos de aprimoramento de lideranças com foco em alcance de resultados, premiação e reconhecimento por melhores práticas.

“É um programa inédito de valorização integral do servidor e tem como essência trazer para o Estado de Goiás um novo patamar em gestão pública. Acreditamos que nada acontece sem as pessoas”, afirma a subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Gilsa Eva de Souza Costa. Para ela, o M.O.V.E. traz a premissa de preparar o servidor público em todas as suas vertentes, a fim de torná-lo protagonista de mudança dos processos dentro administração atual, na entrega de serviços de qualidades para a sociedade.

O M.O.V.E. Goiás definirá nos próximos 90 dias os critérios técnicos de produtividade, o perfil profissional e os procedimentos gerais a serem observados para a ocupação de cargos, designação de funções comissionadas para áreas e projetos estratégicos, evoluções funcionais, bem como desenvolvimento de metodologias que permitam aferir o desempenho relacionado à produtividade e resultado dos servidores em todos os órgãos.

Crescimento profissional e humanização do trabalho

O M.O.V.E. Goiás criará também soluções que permitam o crescimento profissional por merecimento e competência aos servidores do Poder Executivo e implementará ações inovadoras em seleção, dimensionamento da força de trabalho e novas formas de contratação, visando abrir oportunidades de modo transparente e imparcial aos servidores e à sociedade de modo geral, além de criar mecanismos de participação destes em soluções nos desafios do governo.

“A partir de agora, o servidor será ouvido e valorizado, trazendo as soluções na área em que atua. Ninguém melhor que o próprio servidor para indicar o caminho, a melhoria a ser implementada em cada área”, diz Gilsa Costa. O programa zelará pela qualidade de vida dos servidores durante o período de atividade e humanizará os trabalhos desenvolvidos por eles e o cumprimento da Política de Segurança e Saúde no Trabalho com foco na prevenção, além de incentivar maior engajamento dos colaboradores, alinhando seus objetivos individuais aos institucionais.

Para o chefe de Gabinete da SEAD, Bruno Magalhães D´Abadia, com a implantação do Move, o Estado passa a pensar nos seus colaboradores de forma sistêmica para desenvolvê-los, motivá-los e envolve-los de tal forma que amplie o número de servidores participando ativamente dos processos, ajudando a transformar o Estado de Goiás por meio das mais novas e modernas ferramentas de gestão disponíveis. “Existe no serviço público uma mão de obra carente de reconhecimento, carente de transformação. Queremos que as pessoas certas estejam nos lugares certos, sendo devidamente cobradas e reconhecidas pelo seu trabalho.”

Comunicação Social – SEAD

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo