Sistema de Gestão da Segplan
Certificação ISO 9001:2008
ISO é a sigla da International Organization for Standardization (Organização Internacional para a Normatização), organização não-governamental, com sede em Genebra, na Suíça, que elabora normas internacionais. Ela integra ainda as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
A Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento (SEPLAN), na busca da gestão pela excelência, implantou seu programa da qualidade, norteado pelas diretrizes estabelecidas pelo PEG e PQGF e também pela Norma ISO 9001:2008, em alinhamento com as diretrizes governamentais.
No caminho da excelência na prestação de serviço ao cidadão, a Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), após passar por auditoria do Bureau Veritas Quality Internactional (BVQI), teve sua sistema de gestão da qualidade certificado de acordo com a Norma ISO 9001:2008.
A certificação ISO é importante porque representa um conjunto de critérios para garantir a qualidade que são aceitas no mundo todo e contribui para aprimorar a organização interna, otimizar processos e recursos e ainda dar credibilidade à organização.
A SEPLAN, portanto, atende às normas internacionais, garantindo assim a qualidade de seus serviços, com redução de custos, benefícios para colaboradores, maior integração entre seus setores e maiores oportunidades de treinamento para sua equipe;
Está entre as duas únicas Secretarias do Planejamento certificadas no Brasil e na América do Sul. Na sua cronologia de sucesso destacam-se os seguintes marcos:
A SEPLAN obteve a certificação em dezembro de 2004 pela certificadora Internacional BVQI. Recebeu dois diplomas de certificação, um chancelado pelo Inmetro, e outro pelo UKAS Quality Management do Reino Unido, o que significa o reconhecimento dos processos de qualidade também na União Européia;
Desde então, está sendo submetida anualmente à auditoria externa para garantir sua manutenção;
Em novembro de 2006 a SEPLAN teve recomendada à manutenção do certificado ISO 9001:2008, concluindo assim seu ciclo de certificação;
Em dezembro de 2007 a organização teve seu SGQ recomendado a RECERTIFICAÇÃO ISO 9001:2000 pela certificadora internacional BVQI;
Em dezembro de 2008 teve recomendada sua 1ª supervisão do 2º ciclo de certificação da NBR ISO 9001:2008 (nova versão da NBR ISO 9001:2008 válida a partir de 28.12.2008) pela certificadora goiana ICQ – BRASIL.
Em novembro de 2009 passamos pela 2ª supervisão do 2º ciclo de certificação.
É importante ressaltar que o processo de manutenção da Certificação não pode sofrer descontinuidade e sim trabalhar na implementação da melhoria contínua deste. O INMETRO determina que anualmente os Sistemas de Gestão da Qualidade certificados sejam auditados para verificar a conformidade e aderência aos requisitos da norma ISO 9001:2008.
Com a obtenção da certificação, estão de acordo com as normas de qualidade as seguintes atividades da Seplan:
Gestão dos sistemas estaduais de planejamento, orçamento e estatística;
Fomento ao desenvolvimento do Estado de Goiás;
Operacionalização das decisões do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Goiás orientadas ao Fundo Constitucional de Financiamento do Centro Oeste;
Elaboração, revisão e acompanhamento do Plano Plurianual do Estado de Goiás.
Princípios da Gestão da Qualidade
Oito princípios são utilizados para conduzir a organização à melhoria do seu desempenho. Estes princípios de gestão da qualidade formam a base para as normas de sistema de gestão da qualidade na família ISO 9001. São eles:
Foco no cliente: As organizações dependem de seus clientes e, portanto, convém que entendam as necessidades atuais e futuras dos clientes, seus requisitos, e procurem exceder as suas expectativas;
Liderança: Os líderes estabelecem unidade de propósito e o rumo da organização. Convém que eles criem e mantenham o ambiente interno, no qual as pessoas possam estar totalmente envolvidas no propósito de atingir os objetivos da organização;
Envolvimento das pessoas: As pessoas de todos os níveis são a essência da organização, e seu total envolvimento possibilita que suas habilidades sejam utilizadas para o benefício da organização;
Abordagem do processo: O resultado desejado é alcançado mais eficientemente quando as atividades e os recursos relacionados são gerenciados por um processo;
Abordagem sistêmica para a gestão: Identificar, entender e gerenciar processos inter-relacionados como um sistema contribui para a eficácia e eficiência da organização no sentido desta atingir seus objetivos;
Melhoria contínua: Convém que a melhoria contínua do desempenho global da organização seja seu objetivo permanente;
Abordagem factual para tomada de decisão: Decisões eficazes são baseadas na análise de dados e informações;
Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores: A organização e seus fornecedores são interdependentes e a relação de benefícios mútuos aumenta a habilidade de ambos em agregar valor.