Governo de Goiás lança programa de formação de lideranças

LiderAção será dividido em etapas, ao longo dos próximos dois anos, com ações de desenvolvimento de lideranças em parceria com Fundação Lemann e Insper; capacitação para gerentes será apresentada no próximo mês

O Governo de Goiás lançou, nesta sexta-feira (17/11), o programa de formação de lideranças – o LiderAção, conduzido pela Secretaria da Administração (Sead) por meio da Escola de Governo. Na solenidade, realizada no Auditório Mauro Borges, foi celebrado acordo de cooperação com as instituições Fundação Lemann e o Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), para promover ações de desenvolvimento de lideranças para servidores do Estado nos meses finais de 2023 e durante o ano 2024. Para abrir a formação, o professor e coordenador da área de inovação do Insper, Manuel Bonduki, conduziu a palestra “Ecossistema de inovação pública: governos digitais no Federalismo Brasileiro”.

O objetivo do LiderAção é aprimorar as competências essenciais de liderança e inovação dos gestores, buscando como resultados a melhoria das entregas do estado à população e o atendimento das demandas do cidadão goiano de forma ainda mais assertiva. O secretário da Administração, Sérvulo Nogueira, destacou que o programa é fundamental para gerar resultados positivos e palpáveis à sociedade. "O processo de formação de lideranças é contínuo e se dá nos níveis operacionais, mas que também precisa alcançar os níveis estratégicos das organizações. É fundamental que a alta gestão compreenda que o processo de transformação do Estado passa por mudanças, especialmente na perspectiva de condução das políticas públicas", disse.

Na primeira etapa do Programa, o público-alvo será composto pela alta gestão, com capacitações direcionadas para cada público específico: secretários, subsecretários, superintendentes, gerentes, entre outros. No próximo dia 11 de dezembro será realizado o lançamento das ações direcionadas aos ocupantes de cargos de gerentes. A cooperação prevê a realização de ações de desenvolvimento e qualificação que beneficiarão servidores nos anos de 2023 e 2024.

Coordenadora de Relacionamento com Universidades, da Fundação Lemann, Natália Bustamante participou do lançamento do LiderAção e celebração da parceria de forma remota e pontuou os focos de trabalho que a entidade desenvolverá dentro do programa. "Atuamos tanto no desenvolvimento e capacitação de lideranças quanto na remoção de barreiras para que essas lideranças consigam exercer as suas funções e atribuições nas diferentes funções que elas ocupam e, especialmente, em posições no setor público".

Palestra
O programa teve a sua primeira ação durante o lançamento, com a palestra 'Ecossistema de inovação pública: governos digitais no Federalismo Brasileiro', conduzida pelo especialista em  inovação no setor público, governo aberto e ciências comportamentais Manuel Bonduki. O encontro discutiu a relevância da inovação nos governos dos estados e o papel que estes podem ter como fomentadores do sistema de inovação nos governos locais. Bonduki ponderou que o desenvolvimento de perfis de liderança dentro dos governos é essencial para conduzir esses processos. "Os governos estão se transformando, estamos vivendo uma era digital em que muitos desafios estão emergindo. É de extrema importância capacitar servidores para fazer essa transformação que os governos precisam".

 

Secretaria da Administração – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo