Nova plataforma torna mais ágil processo de compras do Governo de Goiás
Sistema é integrado a outros e permite acompanhar jornada de aquisições e serviços desde a licitação até a prestação de contas
A nova plataforma de contratações públicas do Governo de Goiás entrou em operação em todos os órgãos do Estado no final de março. Denominado Sistema de Logística do Estado de Goiás (Sislog), a ferramenta foi desenvolvida pela Secretaria da Administração (Sead) para promover celeridade, transparência e segurança às compras públicas e já atende as diretrizes estabelecidas pela nova normativa de licitações e contratos (Lei federal 14.133/2021).
O novo sistema entrou no ar mesmo com a prorrogação do governo federal, até o final deste ano, para a substituição definitiva da antiga legislação (Lei 8.666/93). Além de processar as sessões eletrônicas de licitações, o Sislog é também uma ferramenta de gestão das contratações. O novo sistema engloba desde o planejamento institucional de compras até a gestão contratual e recebimento do objeto contratado. Além disso, a plataforma permite relatórios e painéis com informações gerenciais que podem auxiliar na tomada de decisões estratégicas pelos órgãos do governo.
Outra novidade do sistema é a integração com demais sistemas envolvidos nos processos de compras e licitações, como o sistema financeiro (Siofi). A integração das plataformas possibilita acompanhar informações desde a licitação até a prestação de contas, o que promove celeridade, economicidade e eficiência aos processos de aquisição e contratação de serviços.
O Sislog é integrado ainda ao Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), que permite a publicação de todas as licitações e contratos firmados pelo Estado em âmbito nacional, viabilizando a realização das contratações em conformidade com a Lei nº 14.133/2021.
Formação de Servidores
Desde o ano passado a Escola de Governo, em parceria com a Superintendência Central de Compras e Contratos, já capacitou mais de 1,5 mil servidores para o manuseio da nova ferramenta. As turmas são formadas por servidores do Executivo que atuam diretamente nas compras governamentais. Além da operacionalização do sistema, também foram ofertados cursos e oficinas para esclarecimentos de dúvidas a respeito da nova lei de licitações.
Foto: Sead
Secretaria da Administração – Governo de Goiás