Avanços na gestão patrimonial do Estado é destaque em artigo do secretário Bruno D’Abadia
As medidas empreendidas pela Secretaria da Administração (Sead) para promover uma gestão eficiente do patrimônio do Estado ganhou destaque em artigo do secretário da Administração de Goiás, Bruno D’Abadia, publicado pelo jornal A Redação nesta última segunda-feira (11/04).
Intitulado "Goiás está em ordem!", Bruno D'Abadia destacou o mapeamento e controle dos bens do Estado, e ainda elencou alguns feitos inéditos, como o lançamento do Programa Censo Imobiliário e a realização de concurso público para selecionar profissionais que vão atuar na gestão patrimonial estadual.
"Esse é o resultado de uma gestão que tem como base o respeito ao patrimônio público e o compromisso com os interesses da sociedade. Sem dúvidas, arrumamos a casa", pontuou o secretário.
Confira, abaixo, o artigo na íntegra, publicado na edição da última segunda-feira (12/04) do jornal A Redação, ou clique aqui para acessar na página do jornal:
Goiás está em ordem!
Bruno D’Abadia – Secretário de Estado da Administração
Como elemento indispensável de uma gestão eficiente, a regularização das contas públicas é um dos principais ofícios de um gestor, sobretudo, quando se depara com um cenário de devastação, consequência de práticas imorais, abusivas, acrescidas de condutas populistas, falta de planejamento e irresponsabilidade com o dinheiro público. Esse tempo passou.
Deixamos o passado sombrio para trás para escrever uma nova página na história de Goiás. Como primeira determinação, o governador Ronaldo Caiado ordenou que toda a equipe focasse em “arrumar a casa”. Para nós, da Secretaria da Administração (Sead), a missão suplantava a regularidade das contas para uma interpretação mais fidedigna.
Para arrumar a casa, era necessário primeiramente saber o que se tinha, ou seja, qual o patrimônio do Estado. E, neste sentido, o panorama era estarrecedor. Não havia indicativo de controle da situação da maioria dos bens dos goianos. Iniciamos então a transformação da realidade de desordem, a partir da atuação de uma equipe dedicada de servidores públicos e por meio de planejamento estratégico e estruturação. Em 2019, entregamos o primeiro inventário estruturado do Estado, estabelecendo processos e procedimentos padronizados, conduta fundamental para mapearmos a real situação patrimonial dos órgãos e entidade.
No relatório de 2020, com o sistema informatizado mais adequado à realidade patrimonial e maior precisão de informações, implantamos o Plano de Procedimentos Contábeis Patrimoniais, possibilitando um aprofundamento nas investigações sobre bens móveis e imóveis do Estado. O feito é inédito em Goiás e foi iniciado pelo levantamento qualitativo do patrimônio mobiliário. Considerando que o quantitativo desses bens é superior a 1,6 milhão, a jornada será concluída até o final de 2022, conforme cronograma estabelecido pela Superintendência Central de Patrimônio da Sead.
Se somam a essas ações, outros feitos inéditos nesse setor, como o lançamento do Programa Censo Imobiliário, que consiste na identificação e vistoria individual de cada imóvel do Estado e a realização de concurso público para atuação na área de gestão patrimonial – evidência do respeito à coisa pública e do zelo com os bens de todos os goianos.
Para conseguirmos avançar tanto em uma área tão sensível da administração, contamos com apoio irrestrito do governador Ronaldo Caiado e conseguimos expandir a atuação do setor responsável pela gestão patrimonial, por meio da ampliação do quantitativo de servidores, aquisição de equipamentos modernos e investindo na qualificação dos colaboradores.
Esse é o resultado de uma gestão que tem como base o respeito ao patrimônio público e o compromisso com os interesses da sociedade. Sem dúvidas, arrumamos a casa.