Sead e Escola de Governo promovem programação especial durante todo o Mês do Servidor Público
Dentre as atividades, iniciadas no dia 01 de outubro e encerradas nesta quarta-feira (27/10), foram realizadas palestras, oficinas, workshops e a edição especial do Projeto Semear do mês de outubro
A Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo, promoveu durante todo o mês de outubro, em que se celebra o Dia do Servidor Público (28/10) uma série de atividades voltadas para os colaboradores estaduais. A programação ofereceu uma série de palestras e atividades, em formatos on-line e presencial, sobre temas variados, como saúde financeira, atuação profissional, demandas pessoais, transtornos mentais e qualidade de vida, entre outros.
As ações foram realizadas com o intuito de homenagear os colaboradores do Estado e evidenciam o apreço que a gestão do Governo de Goiás tem pelo servidor público. “Promover conhecimento e momentos de integração e aprendizado reforçam a importância do servidor para a gestão. Este que é peça fundamental para o bom desenvolvimento do nosso Estado”, afirma o titular da Sead, Bruno D’Abadia.
O Semear Reconhecimento, realizado na manhã desta quarta-feira (27/10), foi a última atividade da programação em celebração ao Mês do Servidor. O evento foi transmitido ao vivo no canal da Escola de Governo no YouTube e contou com a participação de colaboradores estaduais selecionados para apresentarem iniciativas que desenvolveram ou planejaram para sua atuação em seu órgão. Os escolhidos, a partir de um edital lançado no início de setembro, foram premiados e terão atuação reconhecida em portaria da Sead.
A abertura das atividades, no dia 01 de outubro, contou com a palestra, “Contas no Azul: como cuidar do seu dinheiro”, conduzida pelos especialistas em educação financeira Vital Fagundes e Raphael Fagundes. O objetivo da atividade foi ensinar aos participantes sobre como controlar o orçamento mensal e realizar sonhos. Os palestrantes também apresentaram um guia prático de finanças pessoais e detalharam em quatro passos, quais iniciativas devem ser seguidas para reverter a vida financeira “para o azul”.
A segunda ação ocorreu presencialmente, na Escola de Governo, no dia 04. A palestra “Gestão das Emoções” foi ministrada pela psicóloga Fernanda Paula, que abordou tópicos como autoconhecimento e manifestação emotiva . No dia 05, o encontro, via plataforma Zoom, ficou por conta de Cecília Moreira, que conduziu o “Workshop Mindfulness e Qualidade de Vida”. Essa foi a primeira turma do curso, que abordou o conceito, aplicações e os benefícios gerais desta prática. No dia 14, Cecília voltou a falar sobre o tema na segunda edição da atividade.
Em continuidade à programação, no dia 06, o professor Amador Carlos dos Santos Júnior ministrou a palestra “Como anda o seu MOTIVo para a AÇÃO?”. A atividade foi realizada presencialmente na Escola de Governo. Amador explicou como a motivação influencia nas conquistas profissionais e pessoais. Ele também falou sobre como os fenômenos emocionais e biológicos estão relacionados a essas realizações.
“Coragem, um santo remédio” foi o tema da sexta atividade promovida na programação especial do Mês do Servidor. Ministrada por Marília Prego Maciel, o encontro virtual trouxe aos participantes a reflexão sobre o resgate da coragem, uma virtude importante e pouco trabalhada nos dias atuais.
Milena Barcelos foi a responsável por encontro também realizado via plataforma Zoom, no dia 06, com o tema “Vou me aposentar, e agora?”.
O coordenador do Núcleo de Atenção Psicossocial da Gerência de Qualidade de Vida Ocupacional da Sead, Marco Aurélio Mendonça, ministrou, no dia 15, a palestra sobre “Saúde Mental em tempos de pandemia”. Na ação virtual, ele abordou a importância de fatores de proteção, como: rede de apoio, interações sociais, descanso, atividades prazerosas, boa alimentação e atividade física. O psicólogo também sugeriu aos participantes a adesão de práticas de meditação, relaxamento e mindfulness.
No dia 19, o professor e Gerente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Sead, Sérgio Carvalho, conduziu presencialmente, na Escola de Governo, a palestra Comunicação e Liderança. Sérgio explicou sobre como as pequenas atitudes exercidas por quem desempenha o papel de liderança podem potencializar ou prejudicar a efetividade na condução da equipe.
Temas variados
As temáticas abordadas nos eventos foram amplas, com a intenção de contemplar diferentes perspectivas. Os direitos e vantagens do Novo Estatuto do Servidor, aprovado em 2020, foram apresentados por Luís Queiroz de Lima na palestra “Lei 20.756 – Direitos e Vantagens para o Servidor”, no dia 20. Já no dia 21, a palestra “Autoconhecimento: o que acontece quando olho pra mim?”, via Zoom, foi conduzida pela psicóloga Elizete Caliman.
As últimas atividades da programação ficaram por conta de Fernanda Marra, Jairo Belém e Juliana Cherobino. Fernanda conduziu virtualmente, no dia 22, a roda de conversa “De ponta a ponta: um encontro entre a literatura e a linguagem simples na companhia de Clarice Lispector”. A palestrante destacou a importância da escrita com a linguagem simples e a empatia para com aquele que irá ler, para que haja uma leitura rápida e acessível a todos.
Jairo Belém, médico psiquiatra, conduziu no dia 25 o encontro para debater sobre “Transtornos mentais e qualidade de vida do servidor público”. O profissional abordou temas como ansiedade, depressão e burnout. Ele também ressaltou a importância da identificação dos sinais e da realização de tratamentos específicos, no caso de diagnóstico dos transtornos mencionados, para a promoção de qualidade de vida.
Para encerrar a série de palestras, no dia 26, Juliana Cherobino ministrou a palestra “Vamos falar sobre Assédio Moral?”. Juliana enumerou algumas das diversas ações que podem configurar o assédio. Na oportunidade, ela também distinguiu a diferença entre o assédio moral e sexual e falou sobre medidas de enfrentamento de cada um deles no ambiente de trabalho.
Secretaria de Estado da Administração – Governo de Goiás