Governo de Goiás lança Secretaria da Retomada com foco na geração de emprego e renda

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, sancionou, na manhã desta terça-feira, 4 de agosto, o Projeto de Lei que cria a Secretaria de Estado da Retomada. A nova pasta é a primeira estrutura de Estado no Brasil, com status de secretaria, voltada especificamente para a retomada da economia no pós pandemia do novo coronavírus. Por determinação do governador, a secretaria reunirá atribuições ligadas às áreas de desenvolvimento social, econômico e de inovação, visando gerar mais emprego, renda e qualificação profissional, priorizando as regiões e os goianos mais afetados pela pandemia.

A parceria com outras secretarias deu o tom do discurso de posse do titular da nova pasta, César Moura. “Nossa secretaria será sustentada por três pilares: o da união, o da colaboração e o da integração. Desde o começo da pandemia do novo coronavírus ficou claro para todos nós que a realidade mudaria de forma drástica. Será nosso papel criar conexões e acelerar a retomada do Estado de Goiás, além de identificar oportunidades e firmar parcerias com foco nas regiões mais afetadas pela pandemia”, disse César Moura.  

Primeiras ações
A Secretaria da Retomada anunciou o projeto em parceria com a Ambev para aquisição de mandioca oriunda de agricultura familiar, produzida inicialmente nos municípios de Cavalcante, Flores de Goiás e Posse, para a fabricação de uma cerveja local de mandioca, com marca e fórmula ainda a serem definidas pela empresa. 

O protocolo de intenções do projeto da cerveja de mandioca foi assinado pelo governador Ronaldo Caiado; pelo vice-governador Lincoln Tejota; pelo secretário da Retomada, César Moura; pelos executivos da Ambev, Disraelli Galvão e Guilherme Machado, além do superintendente da Sudeco, Nelson Vieira Fraga; da secretária de Economia, Cristiane Schmidt; do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza e pelo presidente da Emater, Pedro Leonardo de Paula Rezende.

O presidente da Ambev, Jean Jereissati, citou a ligação pessoal que tem com o estado de Goiás e disse acreditar na recuperação dos danos causados pela pandemia. “Tenho uma relação de longa data com Goiás, já morei em Goiânia em 2001, e tenho todo o respeito do mundo pelo povo goiano. A Ambev tem entrado nessa crise para ajudar a comunidade brasileira a passar por ela. A gente tem doado competências, capacidades e tempo do nosso time para, na medida do possível, ajudar a gente a passar por isso”, declarou o executivo da multinacional de bebidas. 

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, anunciou a destinação de R$ 4 milhões, via Seapa, à Secretaria da Retomada, para aquisição de produtos da agricultura familiar, em todo Estado, que serão destinados a instituições de caridade indicadas pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS). 

“É uma oportunidade imensa de celebrar a retomada da nossa economia, mas também de promover um importante trabalho que tem sido em prol do setor agropecuário do nosso Estado. A gente tem convicção do papel importante para a retomada deste segmento, que gera emprego e renda nos 246 municípios”, disse o titular da Seapa, Antônio Carlos de Souza, durante discurso.

A união de forças para superar desafios e o foco no atendimento aos goianos mais necessitados foram os assuntos destacados pela primeira-dama e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Gracinha Caiado. “Vocês vejam a minha alegria de hoje estarmos aqui tratando da retomada do Estado de Goiás. Eu não poderia deixar de fazer esse cumprimento, Ronaldo, quando você me disse: ‘Vamos criar a Secretaria da Retomada, porque Goiás vai saber sair disso”, declarou.  

O ex-secretário de Indústria e Comércio do Estado de Goiás e ex-senador, Wilder Morais, destacou o estímulo ao empreendedor goiano com as ações da nova secretaria. “Eu tenho certeza que com a criação da Secretaria da Retomada, vai avançar cada vez mais, principalmente nesse momento de pós pandemia, a retomada da economia. A Secretaria da Retomada estará cada vez mais próxima daqueles que precisam da mão amiga, da mão parceira do Governo de Goiás”, discursou Wilder. 

“Quero parabenizar o César, desejar sucesso e dizer o quanto o você é dedicado. Tenho certeza que você vai fazer um grande trabalho e nós do Estado de Goiás vamos reconhecer esse momento tão difícil. Eu vejo hoje o quanto o governador foi certeiro, e o quanto nós estamos fazendo as coisas certas por parte do Governo”, declarou Wilder. 

A cerimônia de lançamento da Secretaria da Retomada contou ainda com as presenças do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Lissauer Vieira, do superintendente da Sudeco, Nelson Vieira, do presidente da Ambev, Jean Jereissati, além de outros executivos da empresa e de autoridades políticas. 

Comunicação Setorial da Secretaria da Retomada

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo