Painel Recicla Goiás mostra como unir sustentabilidade e renda

A 24ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica) contou com a participação da Secretaria da Retomada, que promoveu o painel Recicla Goiás durante o sábado (17). O objetivo foi discutir a importância do cooperativismo no setor da reciclagem e como o Governo de Goiás promove políticas públicas de incentivo à prática. Na plateia estavam o público que acompanha o festival e também pessoas envolvidas com a área de reciclagem.

O painel foi inaugurado com uma palestra ministrada pelo gerente de Mobilização para Emprego e Renda e Arranjos Produtivos Locais da Retomada, Rafael Sôffa, que discutiu sobre resíduos sólidos e sustentabilidade na legislação. O segundo especialista a falar foi o sociólogo Alberto Campos, que representou os Colégios Tecnológicos (Cotecs). 

O gerente da Retomada, Rafael Sôffa, voltou ao palco acompanhado da gerente de Cooperativismo, Rhaquel Liegem, também da Retomada, para falar sobre os projetos Recicla Goiás e IncubaCoop, partes do programa CooperaGoiás. O objetivo do programa é auxiliar grupos econômicos interessados em se consolidarem por meio de uma cooperativa.

Por fim, foi realizada uma mesa redonda com o Secretário da cidade de Goiás de Meio Ambiente, Rodrigo Santana, o chefe de Gabinete da Prefeitura de Itapuranga, Claudinei Leibniz, representantes  do Coletivo Recicla Goiás, Jaqueline Talga e Tiago Camarinha, da Cooperativa Recicla Tudo, Aparecida Regis, e da Cooperativa Cooperxixá, a presidente Silvânia Barbosa. O grupo discutiu o papel dos catadores na destinação correta dos resíduos. 

A presidente da Cooperxixá afirmou que um dos maiores desafios que enfrentamos hoje é a conscientização. Como começar a coleta seletiva no município?”. Enquanto o secretário municipal disse que “é necessário implementar a reciclagem e gerar emprego e renda e gerar lucros ambientais”, reforçando que a responsabilidade é de todas as esferas do poder público

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo