Governo de Goiás oferece serviços e orientação a pequenos produtores rurais durante a Agro Centro-Oeste Familiar 2023

O Governo de Goiás oferecerá palestras, oficinas, atendimentos individuais e emissão de documentos aos produtores goianos na Agro Centro-Oeste Familiar (Acof) 2023. A feira segue até sábado (20/05), no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG), Campus Samambaia, em Goiânia. Várias pastas estaduais estarão no estande do Governo de Goiás, entre elas a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Secretaria da Retomada e a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), além do Sistema OCB-GO/Sescoop-GO, como parceiro.

As ações da Secretaria de Estado da Retomada durante a Acof visam a geração de renda por meio da capacitação profissional e do cooperativismo. Com a divulgação e o atendimento do Projeto Incubacoop, agricultores interessados terão acesso à capacitação, consultorias jurídica e contábil, serviços contábeis e até assistência técnica para formar cooperativas de acordo com o que produzem. Será disponibilizado ainda o Mercado Somos Coop para divulgação das marcas e produtos de cooperativas de agricultura familiar. Ambas as ações em parceria com o Sistema OCB-GO.

Em outra frente de serviços aos agricultores, serão oferecidas oficinas de Irrigação; Plantio e cultivo de manjericão; Produção de chocadeiras artesanais; Cuidado com aves; Educação financeira na agricultura familiar; Utilização de drones na agricultura familiar; entre outras. Professores e alunos dos Colégios Tecnológicos (Cotecs) do Governo de Goiás vão apresentar os projetos de extensão e pesquisa que podem contribuir com a produção rural.

Ainda pelos Cotecs, durante a Acof os interessados poderão se inscrever em cursos ligados à produção rural, todos online e gratuitos. Entre as capacitações disponíveis estão Horticultura, Adubação Orgânica, Fertilidade do Solo, Técnica de Vendas em Produtor Rurais, Agropecuária Básica, Produção de Mudas e Sementes, Assistente Administrativo em Empresas Rurais e Produção no Agronegócio.

“Atendendo a uma determinação do governador Ronaldo Caiado, estamos estruturando a agricultura familiar no Estado de Goiás através da qualificação profissional, do cooperativismo e do crédito social. O resultado desse trabalho já vem gerando renda para a população mais vulnerável do campo”, explica o secretário da Retomada, César Moura.

 

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo