Serviço prestado pelo Procon Goiás é referência para outros estados

Goiânia, 28 de outubro de 2020 – Nesta semana, representantes do Procon Mato Grosso visitaram a sede do Procon Goiás para conhecer o trabalho realizado pelo órgão. O grupo, liderado pelo Secretário Adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Edmundo Taques, tem o intuito de estreitar os laços e intercambiar o conhecimento entre as instituições.

“A importância do intercâmbio entre os procons, principalmente, Procon Goiás e Procon Mato Grosso, é padronizar os procedimentos, uma vez que não há lei e nem decreto que regulamente o fluxo dos processos. Esse intercâmbio tem a finalidade de harmonizar as condições dos processos. E, deste modo, entregar ao consumidor um serviço mais eficiente e célere”, aponta o Secretário Adjunto.

Eles acompanharam a forma como o órgão executa seus processos administrativos, depositando maior atenção nas ações realizadas pela Gerência de Pesquisa e Cálculo. O trabalho realizado por Gleidson Tomaz, gerente da repartição, tornou-se referência para instituições de defesa do consumidor de todo o país.

As atribuições da Gerência são muitas e vão desde pesquisas comparativas de preços em momentos estratégicos, como por exemplo, a Black Friday, até a comparação das documentações encaminhadas pelas empresas notificadas pelo órgão. Outro importante campo de atuação da Gerência é o Núcleo de Renegociação de Dívidas, por meio do qual o consumidor pode solicitar o cálculo de juros para confirmar se há abusividade ou não nas cobranças, tendo prazo médio de resposta entre três e cinco dias úteis. O departamento realiza ainda a mediação entre as partes, obtendo índice de acordos que ultrapassam 80%.

“A finalidade desta visita ao Procon Goiás é justamente abordar a metodologia utilizada pelo órgão na elaboração dos cálculos e, deste modo, entregar um serviço cada vez melhor para o consumidor. Isso oportuniza que ele esclareça dúvidas a respeito de juros bancários, valores de devolução de imóveis não entregues e rompimento de contrato. O objetivo deste trabalho é termos e entregarmos para o consumidor um serviço de cálculo mais preciso, de modo que o cidadão tenha ciência dos seus direitos como consumidor”, afirma Edmundo Taques.

O Procon Goiás tem compartilhado seu conhecimento  com diversos instituições de defesa do consumidor e, em breve, receberá também o Procon Rondônia. “A troca gerada por esses encontros e o reconhecimento do trabalho que temos realizado em Goiás nos motivam a desenvolver métodos cada vez mais eficazes para o atendimento do consumidor goiano”, afirma Allen Viana, Superintendente do Procon Goiás.

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