Semana Brasil: Procon Goiás inicia levantamento prévio de preços de produtos no comércio para auxiliar consumidores que vão aproveitar as promoções

 

Evento será realizado de 3 a 13 de setembro para movimentar a economia durante a crise

Goiânia, 18 de agosto de 2020 – O Procon Goiás iniciou, nesta terça-feira (18/8), a fase de levantamento dos valores dos produtos, com a maior procura por parte do consumidor, no período que antecede a Semana Brasil (de 3 a 13/9). Em sua segunda edição, o evento será realizado neste ano pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) com o apoio do governo federal, com o objetivo de movimentar a economia durante a crise provocada pela Covid-19 em um mês considerado crítico para o comércio – setembro.

Com base no levantamento em fase de elaboração, os servidores do Procon Goiás irão elaborar planilhas de preços que serão divulgadas aos consumidores no site do Procon Goiás, para fins de comparação dos preços dos produtos anunciados em oferta pelos mesmos estabelecimentos já visitados nesta primeira etapa do trabalho.

Em caso de divergência de preços (elevação) durante o período das promoções no varejo, os consumidores poderão fazer a denúncia ao órgão, que imediatamente autuará o estabelecimento.

Até o momento, foram visitados estabelecimentos localizados em importantes regiões comerciais de Goiânia: o Centro da cidade, o setor Campinas e os shoppings Flamboyant, Bouganville e Passeio das Águas.

Durante a semana das vendas promocionais será realizada a fiscalização nos mesmos estabelecimentos percorridos na primeira fase para efeitos de comparação de preços e a fim de apurar a autenticidade das promoções.

Compras pela internet

Como o volume das compras pela internet cresceu consideravelmente durante a pandemia, o Procon Goiás já destacou uma equipe que ficará responsável pelo monitoramento dos preços na internet e recepção de denúncias neste sentido.

Fiscalização e Atendimento a postos para receber denúncias

Para coibir a prática de fraudes recorrentes neste período, como a “maquiagem dos preços” e outras,  todos os  servidores que atuam na fiscalização e no atendimento aos consumidores estarão a postos para atender prontamente as denúncias e reclamações.

Ao todo, serão 11 dias de promoções que acontecerão por todo o comércio brasileiro.

Denúncias e reclamações

As denúncias e reclamações do consumidor norteiam o trabalho do Procon Goiás. Para que o órgão siga desempenhando o seu trabalho. É importante que o consumidor registre a denúncia através dos seguintes canais de atendimento:

Disque-Denúncia 151 ou (62) 3201-7124

Portal Procon Web – www.proconweb.ssp.go.gov.br

Consumidor.gov – www.consumidor.gov.br (Plataforma da Secretaria Nacional do Consumidor, pertencente ao governo federal)

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo