PROCON Goiás: redução no peso de ovos de chocolate esconde aumento ainda maior

PROCON Goiás: redução no peso de ovos de chocolate esconde aumento ainda maior

Aumento médio anual é de 4,21%

Variação entre menor e maior preço chega a 79%

 

Se as previsões da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) se confirmarem, as vendas do varejo nesta Páscoa serão as melhores dos últimos cinco anos. A previsão de crescimento é de 3,5% em relação à Páscoa de 2017, já descontada a inflação do período.

Para auxiliar os consumidores que vão às compras, o Procon Goiás visitou (de 15 a 21/3), doze estabelecimentos da capital e coletou os preços de cinquenta e sete itens entre ovos de chocolates de diferentes marcas e tamanhos e caixas de bombons.

 

Redução no peso de alguns ovos disfarça o aumento real dos produtos

 

Considerando a média geral de preços, os ovos de chocolate registraram aumento médio de 4,21%. No entanto, ao considerar os preços médios individuais de alguns produtos, percebe-se que o aumento médio está maquiado, dando a falsa impressão de que o aumento foi menor e, em alguns casos, dando a falsa impressão de que houve redução no preço.

 

É o caso, por exemplo, do ovo de Páscoa Serenata de amor – Garoto. No ano passado, o preço médio era de R$ 28,36 e atualmente custa R$ 33,43. Desta forma, o aumento médio “aparente” é de 17,89%. No entanto, no ano passado esse produto pesava 220 gramas e atualmente, 190 gramas, redução de 30 gramas. Desta forma, considerando o preço médio por grama, o aumento “real” desse produto foi de 36,46%, duas vezes maior que o aumento médio aparente.

 

Outro exemplo é o ovo de Páscoa Talento Avelã – Garoto. Considerando o preço médio do ano passado (R$ 46,25) e os de agora (R$ 43,75), “aparentemente” houve uma redução de -5,40%. No entanto, houve redução no peso de 375 para 350 gramas. Dessa forma, considerando o preço por grama de ambos produtos, em vez de redução, houve um aumento de 1,37%.

 

Variação entre menor e maior preço chega a 79%

 

79,69% – Tripla camada Laka/Ouro Bco – Lacta – 315 gramas – Preços variando entre R$ 38,90 a R$ 69,90;

72,68% – Ovo de Páscoa Laka – Lacta – 183 gramas – Menor preço a R$ 20,79 e maior a R$ 35,90;

63,26% – Ovo de Páscoa Lacta ao Leite – Lacta – 183 gramas – Oscilando entre R$ 21,99 a R$ 35,90;

54,02% – Ovos de Páscoa Doce de Leite – Garoto – 350 gramas – Menor a R$ 34,99 e maior a R$ 53,89;

54,14% – Ovo de Páscoa Alpino Dark – Nestlè – 185 gramas – Variando entre R$ 27,89 a R$ 42,99;

34,76% – Ovo de Páscoa Ferrero Rocher – 241 gramas – Menor preço a R$ 59,29 e maior a R$ 79,90;

56,15% – Caixa de bombom – Ferrero Rocher – 150 gramas – Oscilando entre R$ 22,99 a R$ 35,90.

 

 

 

Dicas e orientações

 

A primeira preocupação na hora da compra dos ovos de chocolate deve ser com o orçamento doméstico. Desta forma, defina previamente o valor a ser gasto considerando as despesas mensais, e faça uma pesquisa de preço em pelo menos três estabelecimentos. Desta forma, como as variações entre os estabelecimentos são grandes, essa prática pode resultar em uma boa economia no bolso.

 

Da mesma forma como ocorre com outros alimentos, a embalagem dos ovos de chocolate deve estar em boas condições de armazenamento. Dessa forma, verifique se há sinais de violação do conteúdo, evitando ainda produtos amassados ou com furos na embalagem.

 

Quando houver brinquedos em seu interior, verifique se na embalagem contém o selo do Inmetro e a faixa de idade indicada para a criança. Os rótulos também devem trazer além da identificação do fabricante, a data de validade, peso e a composição. Algumas pessoas possuem restrições a alguns ingredientes do produto como açúcar, glúten, etc.

 

Avalie sempre o melhor custo/benefício, lembrando que o mesmo ovo de chocolate da mesma marca e tamanho, pode custar mais caro apenas pelo fato de haver personagem infantil na embalagem ou com brinquedos em seu interior.

 

Ao adquirir ovos de chocolate em bancas de promoção, muitas vezes quebrados e por esta razão com preços mais baixos, não dá ao consumidor o direito de reclamar posteriormente por este fato específico. Porém, estas informações devem ser repassadas previamente à compra de forma clara, precisa e ostensiva junto aos produtos, de forma a não induzir o consumidor a erro.

 

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