Procon Goiás realiza programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor (15/3)
O Procon Goiás promove neste mês diversas ações em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, 15 de março (sexta-feira), conforme programação a seguir:
Divulgação do Ranking de Reclamações/2018
A principal atividade que integra a semana do consumidor será a divulgação, na próxima sexta-feira (15/03), do Cadastro de Reclamações Fundamentadas – (CRF), que é a “lista negra” das empresas mais reclamadas no ano de 2018. Paralelamente, a distribuição desta cartilha para possibilitar aos consumidores a consulta da lista de fornecedores que mais desrespeitaram as leis consumeristas.
Distribuição gratuita de material educativo
Nas próximas quinta e sexta-feira (14 e 15/3), a partir das 10 horas, será realizada a distribuição de material educativo no Araguaia e Flamboyant Shopping. Fiscais e atendentes vão orientar os consumidores e fazer a entrega gratuita de exemplares do Código de Defesa do Consumidor (CDC), de cartazes com o número do telefone do Disque-Denúncia (151), da Lei do Troco, dentre outros. O objetivo é orientar os consumidores sobre seus direitos e os fornecedores sobre seus deveres.
Divulgação de Pesquisa Comportamental
Outra ação que integra a série de atividades desta semana é a divulgação de uma pesquisa relativa ao comportamento do consumidor goianiense, intitulada “ A Relação do Consumidor com o seu dinheiro”, que será divulgada no site do Procon-Goiás na próxima quinta-feira (14/3), a partir das 8 horas. A pesquisa aborda os seguintes aspectos: controle do orçamento doméstico, postura do consumidor em relação ao crédito e nível de informação quanto aos produtos/serviços financeiros.
Fiscalização de Combustíveis e Monitoramento de Sites de compras
Nesta semana, o Procon-Goiás intensificará a fiscalização relativa a qualidade e litragem nos postos de combustíveis de Goiânia, e durante todo o mês, realizará o monitoramento dos sites de compra pela internet, que aproveitam esta data (15/3) para divulgar várias promoções e atrair os consumidores.
Palestras Educativas
Para conscientizar os consumidores sobre os seus direitos, o Procon-Goiás, por meio da Escola Estadual de Defesa do Consumidor (EEDC), promove várias palestras educativas em parceria com os Procons Municipais conveniados, destinadas a consumidores e a fornecedores de produtos e serviços. Ainda como parte da programação, na próxima sexta (15/3), o Procon Goiás ministrará uma palestra na cidade de Valparaíso-GO sobre os direitos básicos do consumidor.
Negociações de Dívidas
Além disso, durante todo o mês de março, o Procon-Goiás intensificará as ações de negociações de dívidas com os bancos, pois a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), em parceria com os órgãos de defesa do consumidor, fará mutirões de negociação de dívidas para facilitar os acordos com os bancos.
Plataforma consumidor.gov.br
O consumidor poderá utilizar a plataforma digital da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) para realizar negociações “on line” com mais de 80 instituições financeiras de todo o Brasil.
Assessoria de Imprensa do Procon Goiás
(62) 3201-7134