Procon Goiás orienta consumidores sobre suspensão de planos de saúde

Diante da medida da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em suspender 301 planos de saúde a partir de sexta-feira (5/10), o Procon Goiás orienta o consumidor sobre como agir caso já tenha assinado contrato com uma das 38 operadoras.

De acordo com a ANS, a venda dos planos ficará suspensa até que as empresas se adequem à Resolução 259, que determina prazos máximos para a marcação de consultas, exames e cirurgias.

Prazos máximos de atendimento definidos pela ANS
Situações de urgência e emergência Atendimento imediato
Consultas com pediatras, clínicos, ginecologistas, obstetras e cirurgiões gerais Atendimento em até 7 dias úteis
Consultas com fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas Atendimento em até 10 dias
Consultas nas demais especialidades Atendimento em até 14 dias

Os consumidores que já possuem planos dessas operadoras não serão prejudicados. Pelo contrário, deverão ser beneficiados, já que os serviços, obrigatoriamente, terão que melhorar.

A orientação do Procon Goiás é que os consumidores não contratem os planos de saúde listados pela ANS. Caso algum consumidor receba oferta dessas empresas, é importante que denuncie imediatamente na sede do órgão ou nas agências do Vapt Vupt. O telefone 151 está à disposição para orientações.

Além dos canais oferecidos pelo Procon Goiás, queixas e reclamações poderão ser feitas, por telefone, à ANS, pelo número 0800 701 9656 (ligação gratuita) ou ainda pelo site: www.ans.gov.br

De acordo com a legislação da ANS, as operadoras de planos de saúde que não cumprem os prazos máximos previstos estão sujeitas a multas de R$ 80 mil e de R$ 100 mil em casos de urgência e emergência.

Em caso de reincidência de descumprimento, as empresas podem sofrer medidas administrativas, como a suspensão da comercialização de parte ou da totalidade dos planos, e ter decretado o regime especial de direção técnica, que prevê a possibilidade de afastamento dos dirigentes.

 

Mais informações:
Assessoria de Imprensa – Procon Goiás
3201-7134
imprensa@procon.go.gov.br
Eurico Rocha: 8447-1881 /// 8529-1065
Lucas Santos: 8116-6192 /// 8210-2973
Michelle Rabelo: 9926-2522

0 Comments

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo