Procon Goiás interdita empresa de consórcio em Goiânia, a 15ª deste ano

Na tarde desta segunda-feira, 14 de agosto, o Procon Goiás interditou uma empresa de consórcio, localizada no Setor Oeste, em Goiânia. A operação, que contou com apoio da Polícia Militar, ocorreu após recebimento de denúncia. Esta foi a 15ª interdição em empresa do ramo realizada este ano.

A reclamação do consumidor é de que pagou R$ 25 mil que supostamente seria para entrada de uma casa. Ele foi atraído pelo anúncio do imóvel no marketplace do Facebook. Mas ao realizar a transferência do dinheiro, não conseguiu mais contato com o vendedor e não recebeu nenhum tipo de suporte da empresa. No momento da fiscalização, outro consumidor chegou ao local fazendo reclamação de que havia também dado entrada para aquisição de uma moto. Após efetuar o pagamento de R$ 11 mil para aquisição do bem, não conseguiu mais contato com a equipe de vendas.

O proprietário do estabelecimento argumentou que não era responsável pelo que havia acontecido. Segundo ele, a empresa que lesou esses consumidores fez a sublocação de um escritório no espaço, mas não apresentou um contrato ou documento que comprovasse a afirmação. Só que, quando chegaram ao local, os fiscais impediram que outro consumidor fechasse negócio. De acordo com relato dele, após alguns dias de negociação, recebeu a certeza de contemplação de uma cota de consórcio se fizesse o pagamento de R$ 15 mil.

O superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael Cornélio, afirma que continuará agindo com rigor contra esses estabelecimentos que operam em desacordo ao Código de Defesa do Consumidor. “Após tantas operações, temos percebido um modus operandi bem característico. Muitas empresas têm se valido da hipervulnerabilidade dos consumidores pra agir, já que alguns não têm conhecimento ou são avançados em idade, caracterizando práticas abusivas. Vamos repassar todas essas informações para a Polícia Civil para que seja feita a investigação criminal”, afirmou.

A empresa foi autuada e interditada por crimes contra as relações de consumo. O prazo para defesa é de 20 dias. O órgão orienta que, se o consumidor se sentir lesado e quiser fazer denúncia, os canais são os telefones 151 (Goiânia), (62) 3201-7124 (interior) ou ainda pela internet, por meio do Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br).

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