Procon Goiás e ANP apuram denúncia de combustível impróprio em posto na cidade de Nerópolis

Goiânia, 22 de junho de 2022 – Durante ação de fiscalização conjunta realizada na manhã desta terça-feira (21/6), equipes do Procon Goiás e da Agência Nacional do Petróleo (ANP) foram até um posto de combustíveis na cidade de Nerópolis para apurar a denúncia de um vídeo que circulou nas redes sociais. Nas imagens, um homem relata problemas mecânicos nos caminhões que aparecem nas imagens em decorrência do abastecimento com diesel que supostamente teria sido misturado com água.

Os responsáveis pelo posto informaram que ocorreu um incidente no último dia 14. O local passa por obras para passagem de encanamentos que ligam as bombas aos tanques e uma forte chuva ocorrida naquele dia teria causado a infiltração de um dos tanques (diesel S-500). O problema foi identificado por volta de 19 horas e o combustível foi retirado para devolução à distribuidora, conforme notas fiscais de devolução apresentados na fiscalização.

Segundo os responsáveis, os consumidores prejudicados receberam a assistência necessária, com a limpeza dos tanques, abastecimento com outro combustível (S-10), além da troca de filtros. Nesta terça, o técnico da ANP coletou duas amostras do tanque que serão submetidas à análise em laboratório. O tanque foi recarregado com uma nova remessa de combustível nesta segunda (20/6).

Bomba baixa
Ainda durante a ação, os fiscais realizaram os testes de litragem (quantidade) e qualidade dos três combustíveis (diesel, gasolina e etanol) e constataram que em uma das bombas o volume de etanol estava abaixo do permitido por lei, o que significa que o consumidor leva menos do que pagou. Foram coletadas três amostras de 20 litros cada e identificados os seguintes resultados no caso do etanol: -80, -80 e -100 ml. A tolerância legal é de 100 ml acima ou 60 ml abaixo.

O bico da bomba foi lacrado e só será liberado pela ANP após o problema ser regularizado. O estabelecimento foi autuado pelos dois órgãos.

Denúncia
O Procon Goiás orienta que os consumidores exijam nota fiscal após abastecerem, o que serve de documento para o registro de reclamações. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 151 (Goiânia), (62) 3201-7124 ou ainda pela internet, por meio do canal Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br)

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