Procon Goiás divulga rankings de atendimentos e reclamações de Dezembro de 2019
Procon Goiás divulga rankings de atendimentos e reclamações de dezembro de 2019
Empresas de telefonia e instituições financeiras lideram insatisfação dos consumidores
Goiânia, 3 de janeiro de 2020 – O Procon Goiás divulga, nesta sexta-feira (03/01), o ranking das 50 empresas que tiveram o maior número de reclamações registradas junto ao órgão durante o mês de dezembro.
As empresas de telefonia lideram a insatisfação do consumidor quanto ao serviço prestado. Em primeiro lugar, encontra-se a Oi, com 477 atendimentos, seguida da Vivo (307), Claro (232) e Tim (216). Na quinta colocação da lista de atendimentos, figura a Caixa Econômica Federal (178).
Ranking de Processos Administrativos
Já quando se trata de processos administrativos instaurados, a Caixa Econômica Federal lidera o ranking, com 15 registros. Em segundo lugar, vem o Banco Itaucard (11) e logo depois, a Vivo (09). A empresa de telefonia Cnova, figura em quarto lugar (06) e a B2W (05) dão sequência aos fornecedores com mais processos instaurados no mês de dezembro.
A divulgação é mais um serviço prestado pelo Procon Goiás e objetiva dar conhecimento ao consumidor goiano sobre as empresas mais demandadas junto ao setor de atendimento.
A lista é composta por duas tabelas: a primeira, denominada “Ranking Atendimentos”, é composta por todos os atendimentos prestados, sejam eles atendimentos preliminares, simples-consultas, cartas de informações preliminares (CIP’s), solicitações de cálculos, fiscalizações, pré-atendimentos de problemas que não são atribuições do Procon (Extra Procon), e também os termos de reclamação administrativa, ou seja, os atendimentos que se transformaram em processo e já tramitam dentro do órgão.
A segunda, denominada “Ranking de Processos Instaurados”, é composta somente pelos processos administrativos instaurados, ou seja, pelas empresas que esgotaram todas as tratativas pré-processuais. (Nota: no total do conglomerado Claro S/A é agregado os totais de telefonia móvel, TV por Assinatura (NET) e telefonia fixa).
Prestação de serviço aos consumidores
Com a publicação mensal dos rankings, o órgão presta serviço aos consumidores para que avaliar os riscos ao contratar os serviços ou adquirir produtos de uma determinada empresa. A partir dos dados é possível levar ao conhecimento público quantos atendimentos, quantas reclamações (processos) e qual a representatividade disto na estatística do órgão.
Por outro lado, as empresas têm a oportunidade de detectar os problemas mais comuns e rever a qualidade de seus serviços e produtos ofertados, para que sua credibilidade não seja afetada.
Dany Razzouk
Coordenação Estadual do Sindec