Pesquisa do Procon Goiás revela variação de até 452% nos preços das tarifas bancárias

 

Aumento médio geral nos últimos 6 meses foi de 3,57%

Individualmente, há tarifa com aumento médio de até 10,96%

Deixar de utilizar os caixas eletrônicos para fazer o serviço no atendimento pessoal pode encarecer o serviço em até 527%

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Goiânia, 7 de fevereiro de 2020 – Pesquisa do Procon Goiás revelou aumento médio de 3,57% nos preços das tarifas bancárias em comparação ao último levantamento realizado pelo órgão (agosto/2019). A variação superou o índice acumulado da inflação dos últimos 6 meses, medido pelo IPCA-IBGE – que ficou em 2,03%.

Já individualmente, algumas tarifas tiveram aumento médio que chamou a atenção. É o caso da tarifa de saque realizada nos TAA – Terminais de Auto Atendimento, que passou do preço médio de R$ 2,85 em 08/2019, para R$ 3,16 – elevação de 10,96%.

Nos dias 3 a 5 deste mês, pesquisadores do órgão visitaram 8 (oito) bancos de Goiânia para verificar os preços máximos cobrados nas tarifas de conta corrente/poupança e de cartão de crédito. Os valores máximos praticados e coletados pelo órgão são válidos para agências de todo o País.

Ao todo, foram consultados os preços de 28 (vinte e oito) tipos de serviços considerados “prioritários” em conta corrente e poupança e 7 (sete) serviços cobrados na utilização do cartão de crédito.

Veja outros exemplos de aumento/redução média das tarifas:

 

SERVIÇOS PRIORITÁRIOS Canais Preço Preço VARIAÇÃO
TARIFAS Entrega Médio Médio %
    ago/19 fev/20  
Saque de conta de depósito/poupança TAA  R$    2,85  R$   3,16 10,96
Extrato mensal Pessoal  R$    3,39  R$   3,72 9,70
2ª via cartão com função débito  R$    9,63  R$ 10,54 9,48
Transferência agendada – DOC/TED Pessoal  R$  17,76  R$ 19,41 9,28
Concessão de adiantamento a depositante  R$  59,34  R$ 61,84 4,21
Exclusão de registro de cheque no CCF  R$  54,48  R$ 56,73 4,12
Ordem de pagamento  R$  30,30  R$ 29,68 -2,04

 

Variação de preços de tarifas entre os bancos chega a 452%

 

Os valores das tarifas coletadas pelo Procon Goiás referem-se aos preços máximos praticados por cada banco. São valores cobrados quando o consumidor excede a quantidade de eventos disponíveis em seu pacote de serviço contratado, ou quando extrapola a quantidade de eventos gratuitos, considerados “serviços essenciais”.

Para o cálculo das variações entre menor e maior preço, não foram considerados os serviços que não são cobrados por alguns bancos. A Caixa Econômica Federal, por exemplo, não cobra pelos serviços de confecção de cadastro, fornecimento de 2ª via de cartão de débito e depósito identificado.

A maior variação encontrada foi na tarifa de transferência entre contas na própria instituição no guichê de atendimento pessoal que oscila entre R$ 1,25 e R$ 6,90 – variação de 452%.

 

Veja outros exemplos de variações entre menor e maior preço:

 

SERVIÇOS PRIORITÁRIOS Canais MENOR MAIOR VARIAÇÃO
TARIFAS Entrega PREÇO PREÇO %
 
CONTA CORRENTE
Transferência entre contas na própria inst Pessoal  R$    1,25  R$   6,90 452,00
Saque em conta corrente TAA  R$    1,80  R$   9,00 400,00
Fornecimento de cópia de microfilme  R$    5,50  R$ 20,00 263,64
Fornecimento de extrato de um período Pessoal  R$    2,50  R$   9,00 260,00
Fornecimento 2º via cartão débito  R$    7,60  R$ 25,00 228,95
Depósito identificado  R$    3,00  R$   8,50 183,33
Confecção e fornecimento folha de cheque  R$    1,45  R$   2,75 89,66
Ordem de pagamento  R$  25,50  R$ 39,00 52,94
CARTÃO DE CRÉDITO
Fornecimento 2ª via cartão crédito  R$    7,90  R$ 25,00 216,46
Pagamento de contas com função crédito  R$    9,90  R$ 25,50 157,58
Retirada/saque em espécie No Pais  R$    8,00  R$ 18,80 135,00
Avaliação emergencial de crédito  R$  15,00  R$ 19,40 29,33

 

Alerta: deixar os caixas eletrônicos para utilizar o serviço do guichê de atendimento pode encarecer o mesmo serviço em até 527%

O Procon Goiás esclarece: quando o consumidor paga mais caro ao trocar os caixas eletrônicos para optar pelo atendimento pessoal.

Podemos citar, como exemplo, a tarifa cobrada por um banco para o serviço de transferência entre contas na própria instituição. Enquanto o valor cobrado nos Terminais de Autoatendimento custa R$ 1,10, o serviço realizado nos guichês de atendimento pessoal do mesmo banco sobe para R$ 6,90 – aumento de 527,27%.

No caso de transferência por meio de DOC, o aumento chega a 120%, ou seja, R$ 10,00 nos TAA e R$ 22,00 no guichê de atendimento pessoal.

 

Custo “zero” na conta corrente é possível

A maioria dos consumidores não sabe, mas existe uma quantidade de serviços mensais considerados “essenciais” por uma Resolução do Banco Central e que, por isso, são gratuitos.

Dependendo da movimentação mensal, os serviços considerados “essenciais” podem satisfazer a necessidade do consumidor, não sendo necessário o pagamento mensal dos chamados “pacotes de serviços”, “tarifa de manutenção de conta”, etc.

Os serviços gratuitos (essenciais) são:

 

SERVIÇOS ESSENCIAIS – GRATUITOS

QTDE
CONTA CORRENTE DE DEPÓSITO A VISTA EVENTOS
Fornecimento de cartão com função débito *
Saque mensal 4 saques
Transferência na própria instituição (por mês) 2
Extrato bancário mov dos últimos 30 dias 2
Consulta ilimitada pela internet *
Compensação de cheques – indep. Valor *
Folhas de cheque – desde que possua requisitos

10 folhas

 

Vale ainda ressaltar que qualquer quantidade de saques realizado no período de até 30 minutos é considerado apenas como um único evento. Se esses serviços essenciais já suprem as necessidades dos consumidores, é possível pedir o cancelamento do serviço junto à instituição.

Se houver recusa, o consumidor deve acionar o Procon Goiás por meio do Disque-Denúncia (151), Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br) ou presencialmente na sede do órgão (Rua 8, nº 242. Ed. Torres, Centro de Goiânia) ou nas agências do Vapt Vupt.

 

 

Informações gerais de interesse do consumidor, correntista de banco

O valor das tarifas bancárias não é fixado pelo Banco Central do Brasil nem pelo Conselho Monetário Nacional. Os valores são estabelecidos pela própria instituição financeira. As tarifas obedecem a uma padronização, ou seja, mesma nomenclatura em todos os bancos, o que facilita na hora de comparar os valores cobrados entre os bancos.

O reajuste pode ser feito a cada período de 180 dias após a última atualização. No entanto, o consumidor deve ser previamente informado sobre os novos valores até 30 dias antes de sua vigência, em local e formato visível ao público, nas suas dependências e nas páginas da internet.

Os bancos ainda são obrigados a disponibilizar aos clientes, até o final de fevereiro de cada ano, um extrato consolidado informando, mês a mês, todas as tarifas e valores cobrados no ano anterior.

Portabilidade bancária

Com a divulgação da pesquisa de tarifas bancárias, a intenção do Procon Goiás é esclarecer os consumidores a ficarem atentos sobre os valores cobrados pelas instituições financeiras e fazer uma comparação entre elas.

O consumidor tem o direito de fazer a portabilidade bancária (migração da conta corrente para outra instituição), previsto pela Resolução 3402, do Banco Central.A  Resolução 4639 estabelece novas regras para a portabilidade de conta salário. A principal mudança é que os bancos não podem mais cobrar tarifas pela transferência do salário para outra conta corrente. Ou seja, você não precisa pagar nada ao seu banco atual para fazer a portabilidade.

Podem fazer a portabilidade bancária consumidores que buscam melhores condições de relacionamento com o banco, incluindo serviços de menor custo. O primeiro passo é abrir a conta corrente no banco escolhido. Em seguida, é preciso transferir todo o dinheiro da conta atual para a nova.

Não se esqueça de cancelar as contas em débito automático que estão cadastradas na antiga conta. Isso evitará que você fique no vermelho. Em seguida, faça a solicitação às empresas para que os débitos automáticos caiam na nova conta.

Depois de fazer tudo isso, peça o fechamento da sua conta antiga. O banco precisa entregar a você uma cópia do protocolo da solicitação. A partir desse momento, ele não vai poder mais cobrar tarifas de serviços e terá 30 dias para fechar a sua conta de maneira definitiva.

 

Para acessar o relatório da pesquisa, clique aqui

Para acessar a planilha de preços, clique aqui

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