Pesquisa do Procon Goiás encontra variação de até 500% nos preços das tarifas bancárias em Goiânia

Aumento médio nos últimos 12 meses foi de 2,50%

No mesmo banco, mesmo serviço pode ter variação de até 475%, dependendo do canal de atendimento utilizado

Goiânia, 7 de fevereiro de 2022 – O Procon Goiás divulga nesta segunda-feira (7/2) levantamento que aponta variação máxima 500% nos preços das tarifas cobradas pelas agências bancárias em Goiânia. A maior variação encontrada foi na tarifa de saque, realizada no TAA – Terminal de Auto Atendimento. Esta tarifa variou entre R$ 2,00 e R$ 12,00 – diferença de 500%.

Os valores das tarifas coletadas pelo Procon Goiás referem-se aos preços máximos praticados por cada banco. São valores cobrados quando o consumidor excede a quantidade de eventos disponíveis em seu pacote de serviço contratado, ou quando extrapola a quantidade de eventos gratuitos, considerados “serviços essenciais”.

A maior variação encontrada foi na tarifa de saque, realizada no TAA – Terminal de Auto Atendimento. Esta tarifa variou entre R$ 2,00 e R$ 12,00, ou seja, uma diferença de 500%. A pesquisa foi realizada entre os dias 26 de janeiro e 7 de fevereiro de 2022 em 8 (oito) bancos da capital. Foram consultados os valores máximos cobrados nas tarifas de conta-corrente, poupança e de cartão de crédito estipulados na “Tabela Geral de Tarifas – PF”, sendo 28 que incidem sobre a conta-corrente e poupança e outras 7 que são cobradas sobre o uso do cartão de crédito.

Veja outros exemplos de variações entre menor e maior preço:

SERVIÇOS PRIORITÁRIOS Canais MENOR MAIOR VARIAÇÃO
TARIFAS Entrega PREÇO PREÇO %
         
CONTA-CORRENTE
Saque TAA  R$    2,00  R$ 12,00 500,00
Transferência entre contas da própria instituição Pessoal  R$    1,25  R$  6,90 452,00
Extrato mensal TAA  R$    2,50  R$  9,00 260,00
Cópia microfilme  R$    6,00  R$ 20,00 233,33
Segunda via cartão (débito)  R$    7,90  R$ 25,00 216,46
Depósito identificado  R$    3,20  R$   8,50 165,63
CARTÃO DE CRÉDITO
Fornecimento 2ª via cartão crédito  R$    7,90  R$ 25,00 216,46
Pagamento de contas com função crédito  R$    9,90  R$ 25,50 157,58
Retirada/saque em espécie No Pais  R$    8,00  R$ 18,80 135,00
Avaliação emergencial de crédito  R$  15,00  R$ 19,40 29,33

 

As pesquisas divulgadas periodicamente pelo Procon Goiás têm como principal objetivo atender ao que prevê o inciso IV do Art.4º da Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor): “É dever dos órgãos educar e informar fornecedores e consumidores quanto aos seus direitos e deveres, com vistas à melhoria das relações no mercado de consumo”.

Em um ano, aumento médio geral foi de 2,50%

Considerando os preços das tarifas praticadas no último levantamento realizado pelo órgão (01/2021), as tarifas bancárias atuais registraram um aumento médio de 2,5%, abaixo da inflação oficial acumulada dos últimos 12 meses, medido pelo IPCA-IBGE, que ficou em 10,06%.

No entanto, individualmente, algumas tarifas tiveram aumento médio individual que chamou a atenção. É o caso, por exemplo, da tarifa de “saque” realizada nos CB – Correspondentes Bancários, que passou do preço médio de R$ 1,98, em janeiro de 2021, para R$ 2,34 – aumento médio de 18,33%.

Veja outros exemplos de aumento/redução média das tarifas:

 

SERVIÇOS PRIORITÁRIOS Canais Preço Preço AUMENTO
TARIFAS Entrega Médio Médio MÉDIO
    jan/21 jan/22  %
Saque de conta de depósito à vista CB  R$  1,98  R$ 2,34 18,33
Transferência agendada por meio de DOC/TED TAA  R$ 11,31  R$ 12,69 12,23
Depósito identificado  R$  5,33  R$ 5,64 5,82
Fornecimento extrato mensal PESSOAL  R$  4,13  R$ 4,34 4,98

 

Alerta: Deixar os caixas eletrônicos (TAA) para utilizar o serviço do guichê de atendimento pode encarecer o mesmo serviço em até 475% 

O cliente que deixar de utilizar os TAA (Terminais de Auto Atendimento), o conhecido caixa eletrônico, e optar pelo atendimento pessoal (funcionário), pode pagar bem mais caro.

Podemos citar como exemplo, a tarifa cobrada por um banco, para o serviço de transferência entre contas na própria instituição. Enquanto a tarifa cobrada pelo serviço realizado nos TAA custa R$ 1,20, os guichês de atendimento pessoal cobram R$ 6,90, ou seja, aumento de 475%.

“Custo zero” na conta-corrente é possível

A grande maioria dos consumidores não é previamente informada, quando da abertura de uma conta-corrente, que existe uma quantidade de eventos mensal de uma série de serviços considerados “essenciais” – gratuitos ao consumidor – por meio de uma Resolução do Banco Central.

Dependendo da movimentação mensal, os serviços considerados “essenciais”, ou seja, os gratuitos, podem satisfazer a necessidade do consumidor, não fazendo nenhum sentido o pagamento mensal dos chamados “pacotes de serviços”, “tarifa de manutenção de conta”, etc.

 

Os serviços gratuitos (essenciais) são:

 

SERVIÇOS ESSENCIAIS – GRATUITOS QTDE
CONTA-CORRENTE DE DEPÓSITO A VISTA EVENTOS
Fornecimento de cartão com função débito *
Saque mensal 4 saques
Transferência na própria instituição (por mês) 2
Extrato bancário mov dos últimos 30 dias 2
Consulta ilimitada pela internet *
Compensação de cheques – indep. Valor *
Folhas de cheque – desde que possua requisitos 10 folhas

Obs: Itens marcados com astericos podem ser solicitados de forma ilimitada

Vale ainda ressaltar que qualquer quantidade de saques realizado no período de até 30 minutos, é contato apenas como um único evento.

Portanto, se esses serviços já suprem suas necessidades, você pode procurar o banco para pedir o cancelamento do serviço, se houver recusa, pode procurar os serviços do Procon Goiás.

Informações de interesse do correntista de banco

O valor das tarifas bancárias não é fixado pelo Banco Central do Brasil, nem pelo Conselho Monetário Nacional. Os valores são estabelecidos pela própria instituição financeira. As tarifas obedecem a uma padronização, ou seja, mesma nomenclatura em todos os bancos, o que facilita na hora de comparar os valores cobrados entre os bancos.

O reajuste pode ser feito a cada período de 180 dias após a última atualização. No entanto, o consumidor deve ser previamente informado sobre os novos valores até 30 dias antes de sua vigência, em local e formato visível ao público, nas suas dependências e nas páginas da internet.

Os bancos ainda são obrigados a disponibilizar aos clientes, até o final de fevereiro de cada ano, um extrato consolidado informando, mês a mês, todas as tarifas e valores cobrados no ano anterior.

Para acessar o relatório da pesquisa, clique aqui

Para acessar a planilha de preços, clique aqui

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