Pesquisa do Procon Goiás encontra variação de até 500% nos preços das tarifas bancárias em Goiânia
Aumento médio nos últimos 12 meses foi de 2,50%
No mesmo banco, mesmo serviço pode ter variação de até 475%, dependendo do canal de atendimento utilizado
Goiânia, 7 de fevereiro de 2022 – O Procon Goiás divulga nesta segunda-feira (7/2) levantamento que aponta variação máxima 500% nos preços das tarifas cobradas pelas agências bancárias em Goiânia. A maior variação encontrada foi na tarifa de saque, realizada no TAA – Terminal de Auto Atendimento. Esta tarifa variou entre R$ 2,00 e R$ 12,00 – diferença de 500%.
Os valores das tarifas coletadas pelo Procon Goiás referem-se aos preços máximos praticados por cada banco. São valores cobrados quando o consumidor excede a quantidade de eventos disponíveis em seu pacote de serviço contratado, ou quando extrapola a quantidade de eventos gratuitos, considerados “serviços essenciais”.
A maior variação encontrada foi na tarifa de saque, realizada no TAA – Terminal de Auto Atendimento. Esta tarifa variou entre R$ 2,00 e R$ 12,00, ou seja, uma diferença de 500%. A pesquisa foi realizada entre os dias 26 de janeiro e 7 de fevereiro de 2022 em 8 (oito) bancos da capital. Foram consultados os valores máximos cobrados nas tarifas de conta-corrente, poupança e de cartão de crédito estipulados na “Tabela Geral de Tarifas – PF”, sendo 28 que incidem sobre a conta-corrente e poupança e outras 7 que são cobradas sobre o uso do cartão de crédito.
Veja outros exemplos de variações entre menor e maior preço:
SERVIÇOS PRIORITÁRIOS | Canais | MENOR | MAIOR | VARIAÇÃO |
TARIFAS | Entrega | PREÇO | PREÇO | % |
CONTA-CORRENTE | ||||
Saque | TAA | R$ 2,00 | R$ 12,00 | 500,00 |
Transferência entre contas da própria instituição | Pessoal | R$ 1,25 | R$ 6,90 | 452,00 |
Extrato mensal | TAA | R$ 2,50 | R$ 9,00 | 260,00 |
Cópia microfilme | – | R$ 6,00 | R$ 20,00 | 233,33 |
Segunda via cartão (débito) | – | R$ 7,90 | R$ 25,00 | 216,46 |
Depósito identificado | – | R$ 3,20 | R$ 8,50 | 165,63 |
CARTÃO DE CRÉDITO | ||||
Fornecimento 2ª via cartão crédito | R$ 7,90 | R$ 25,00 | 216,46 | |
Pagamento de contas com função crédito | R$ 9,90 | R$ 25,50 | 157,58 | |
Retirada/saque em espécie | No Pais | R$ 8,00 | R$ 18,80 | 135,00 |
Avaliação emergencial de crédito | R$ 15,00 | R$ 19,40 | 29,33 |
As pesquisas divulgadas periodicamente pelo Procon Goiás têm como principal objetivo atender ao que prevê o inciso IV do Art.4º da Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor): “É dever dos órgãos educar e informar fornecedores e consumidores quanto aos seus direitos e deveres, com vistas à melhoria das relações no mercado de consumo”.
Em um ano, aumento médio geral foi de 2,50%
Considerando os preços das tarifas praticadas no último levantamento realizado pelo órgão (01/2021), as tarifas bancárias atuais registraram um aumento médio de 2,5%, abaixo da inflação oficial acumulada dos últimos 12 meses, medido pelo IPCA-IBGE, que ficou em 10,06%.
No entanto, individualmente, algumas tarifas tiveram aumento médio individual que chamou a atenção. É o caso, por exemplo, da tarifa de “saque” realizada nos CB – Correspondentes Bancários, que passou do preço médio de R$ 1,98, em janeiro de 2021, para R$ 2,34 – aumento médio de 18,33%.
Veja outros exemplos de aumento/redução média das tarifas:
SERVIÇOS PRIORITÁRIOS | Canais | Preço | Preço | AUMENTO |
TARIFAS | Entrega | Médio | Médio | MÉDIO |
jan/21 | jan/22 | % | ||
Saque de conta de depósito à vista | CB | R$ 1,98 | R$ 2,34 | 18,33 |
Transferência agendada por meio de DOC/TED | TAA | R$ 11,31 | R$ 12,69 | 12,23 |
Depósito identificado | R$ 5,33 | R$ 5,64 | 5,82 | |
Fornecimento extrato mensal | PESSOAL | R$ 4,13 | R$ 4,34 | 4,98 |
Alerta: Deixar os caixas eletrônicos (TAA) para utilizar o serviço do guichê de atendimento pode encarecer o mesmo serviço em até 475%
O cliente que deixar de utilizar os TAA (Terminais de Auto Atendimento), o conhecido caixa eletrônico, e optar pelo atendimento pessoal (funcionário), pode pagar bem mais caro.
Podemos citar como exemplo, a tarifa cobrada por um banco, para o serviço de transferência entre contas na própria instituição. Enquanto a tarifa cobrada pelo serviço realizado nos TAA custa R$ 1,20, os guichês de atendimento pessoal cobram R$ 6,90, ou seja, aumento de 475%.
“Custo zero” na conta-corrente é possível
A grande maioria dos consumidores não é previamente informada, quando da abertura de uma conta-corrente, que existe uma quantidade de eventos mensal de uma série de serviços considerados “essenciais” – gratuitos ao consumidor – por meio de uma Resolução do Banco Central.
Dependendo da movimentação mensal, os serviços considerados “essenciais”, ou seja, os gratuitos, podem satisfazer a necessidade do consumidor, não fazendo nenhum sentido o pagamento mensal dos chamados “pacotes de serviços”, “tarifa de manutenção de conta”, etc.
Os serviços gratuitos (essenciais) são:
SERVIÇOS ESSENCIAIS – GRATUITOS | QTDE |
CONTA-CORRENTE DE DEPÓSITO A VISTA | EVENTOS |
Fornecimento de cartão com função débito | * |
Saque mensal | 4 saques |
Transferência na própria instituição (por mês) | 2 |
Extrato bancário mov dos últimos 30 dias | 2 |
Consulta ilimitada pela internet | * |
Compensação de cheques – indep. Valor | * |
Folhas de cheque – desde que possua requisitos | 10 folhas |
Obs: Itens marcados com astericos podem ser solicitados de forma ilimitada
Vale ainda ressaltar que qualquer quantidade de saques realizado no período de até 30 minutos, é contato apenas como um único evento.
Portanto, se esses serviços já suprem suas necessidades, você pode procurar o banco para pedir o cancelamento do serviço, se houver recusa, pode procurar os serviços do Procon Goiás.
Informações de interesse do correntista de banco
O valor das tarifas bancárias não é fixado pelo Banco Central do Brasil, nem pelo Conselho Monetário Nacional. Os valores são estabelecidos pela própria instituição financeira. As tarifas obedecem a uma padronização, ou seja, mesma nomenclatura em todos os bancos, o que facilita na hora de comparar os valores cobrados entre os bancos.
O reajuste pode ser feito a cada período de 180 dias após a última atualização. No entanto, o consumidor deve ser previamente informado sobre os novos valores até 30 dias antes de sua vigência, em local e formato visível ao público, nas suas dependências e nas páginas da internet.
Os bancos ainda são obrigados a disponibilizar aos clientes, até o final de fevereiro de cada ano, um extrato consolidado informando, mês a mês, todas as tarifas e valores cobrados no ano anterior.
Para acessar o relatório da pesquisa, clique aqui
Para acessar a planilha de preços, clique aqui