Em Trindade, Procon Goiás e Decon autuam empresa por cobrança indevida e sem consentimento do consumidor
Nesta quinta-feira (06/02), agentes do Procon Goiás e da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon) realizaram operação conjunta contra uma empresa de desentupimento de encanamentos residenciais localizada no Residencial Monte Cristo, em Trindade. A operação ocorreu após registro de denúncias de três consumidores na Decon de que era dada uma estimativa de orçamento, mas, depois de efetuado o serviço, os valores cobrados eram muito superiores.
Em um dos casos, o relato é de que foi passado um orçamento de cerca de R$ 1.100, mas a consumidora foi surpreendido quando o serviço foi finalizado, pois o representante da empresa exigiu o pagamento de R$ 11.600, que acabou sendo efetuado no cartão de crédito. Segundo esta consumidora, em nenhum momento durante a realização do serviço em sua casa foi informada de que o valor seria bem mais alto do que o que havia sido passado anteriormente.
Pela falta de informação adequada e clara, pela publicidade enganosa e por não fornecer orçamento prévio discriminando o valor da mão-de-obra, dos materiais e equipamentos a serem empregados, a empresa foi autuada pelo Procon Goiás. Ela tem 20 dias para apresentar defesa.
Os sócios e funcionários da empresa foram intimados e serão ouvidos na Decon, que seguirá com a investigação criminal. Eles podem ser indiciados por induzir o consumidor a erro, com pena que pode chegar a até cinco anos de detenção.



