Dia dos Pais: pesquisa do Procon Goiás identifica variação de quase 300% em preço de um mesmo produto
Próximo dia 11 é Dia dos Pais e, para auxiliar os consumidores que ainda vão às compras, o Procon Goiás realizou pesquisa comparativa de preços dos principais presentes desta data. A coleta foi realizada entre os dias 19 de julho a 31 de julho em 63 estabelecimentos de Goiânia. O levantamento contou com 70 itens como perfumes, eletroeletrônicos, peças de vestuário, calçados, entre outros.
A gravata tradicional foi o item que apresentou maior variação de preço, de quase 297%, tendo o menor valor encontrado por R$ 19,90 e o maior por R$ 79. Outro item que chamou a atenção foi a faca para churrasco Chef 8 Tramontina, com variação de 149,73%, sendo comercializada de R$ 27,99 a R$ 69,90.
Para os filhos que têm pais atletas, é preciso atenção! Uma bicicleta aro 29 tamanho 17 com 18 velocidades tem sido comercializada de R$ 1.000 a R$ 2.500, oscilação de 150%. Preços de celulares, que são sempre muito procurados neste período, também foram levantados pelos pesquisadores do Procon Goiás. O Samsung Galaxy A14, por exemplo, teve variação média de mais de 56%, encontrado de R$ 999 a R$ 1559.
Expectativa de vendas
Segundo a Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Dia dos Pais deverá movimentar R$ 7,70 bilhões em 2024. Dentro deste aquecimento do comércio varejista, o Dia dos Pais é o quarto lugar de vendas, perdendo somente para Natal, Dia das Mães e Dia das Crianças.
Um levantamento conduzido pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) Goiânia expôs que cerca de 650 mil consumidores goianienses vão às compras na capital (80%) e o valor médio gasto por presente será em torno de R$ 167, com a compra de dois produtos por consumidor.
Dicas ao consumidor
Nesse contexto de grande movimentação do mercado em data comemorativa, o Procon Goiás orienta que o consumidor esteja sempre atento a preços que estejam bem abaixo daqueles praticados pelo mercado, visto que isso pode ser indício de golpes ou fraudes.
Antes da compra de um presente, é importante verificar sobre a possibilidade de troca e em que condições isso pode ser feito, já que a política só é obrigatória no caso de compras presenciais e se o produto apresentar defeito. Fora esses casos, o estabelecimento comercial tem liberdade para estabelecer suas próprias regras para trocas.
Quanto aos produtos eletroeletrônicos, é importante solicitar uma demonstração de funcionamento do item ainda na loja física, para evitar adquirir produtos defeituosos. Já em compras fora de lojas físicas, de acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o cliente tem o prazo de 7 dias para desistência da compra, independente do motivo.