Consumidores já podem fazer agendamento para atendimento presencial pelo Procon Web

Foto: Hegon Corrêa/ Secom

Goiânia, 25 de novembro de 2020 – O Procon Goiás disponibilizou aos consumidores, a partir desta quarta-feira (25/11), o agendamento para o atendimento presencial na sede do órgão – Rua 8, Centro.   Os consumidores serão atendidos com data e hora marcadas.

Para o agendamento, DISPONIBILIZADO EXCLUSIVAMENTE junto à plataforma Procon Web , basta que o titular da compra ou contratação se cadastre como consumidor. Após o login com seus dados pessoais, selecione o serviço “AGENDAMENTO”, escolha a data e horário que melhor lhe atenda e providencie cópias da documentação a ser apresentada no momento do atendimento. Para mais informações sobre os documentos solicitados para os tipos de atendimento, acesse www.siteshom.goias.gov.br/procon/como-reclamar/como-proceder-realizar-uma-reclamacao-junto-ao-procon.html

Caso não possa comparecer, é necessário que o consumidor cancele o agendamento até duas horas antes do horário agendado. Um novo agendamento só será possível após o prazo de 48 horas.

Os guichês de atendimento do Procon Goiás foram adaptados para garantir a segurança dos consumidores e a prevenção contra a Covid-19, sendo obrigatório o uso de máscaras por todos. Para evitar aglomerações, só será permitida a presença de acompanhantes se realmente for necessário. Crianças com menos de 10 anos não terão acesso ao salão de atendimento. Será tolerado atraso de até 10 minutos, impreterivelmente.

O agendamento será feito somente pelo site e não mais por telefone. Permanecem disponíveis os canais de atendimento virtual para que o consumidor registre sua reclamação sem sair de casa: portal Consumidor.gov ou Procon Web .

Junto ao Procon Web, além do serviço de agendamento de atendimento presencial, é possível:

  • registrar denúncias ou reclamações;
  • solicitar cálculos para serem usados em ações judiciais;
  • esclarecer dúvidas;
  • fazer o bloqueio telefônico de empresas de telemarketing.

As denúncias podem ser feitas de forma anônima ou identificada e são registradas quando o consumidor deseja noticiar uma infração a ser fiscalizada, não envolvendo pedido individual a ser atendido pelo fornecedor.

A reclamação é a opção escolhida quando o consumidor possui pedido individual a ser atendido pelo fornecedor e não obteve sucesso nas tentativas de resolução de problemas constatados na compra ou contratação de produtos ou serviços. Ao registrar uma reclamação, ele deve dispor de documentos que comprovem essas tentativas para anexar ao processo e auxiliar os atendentes do Procon Goiás que irão intermediar a resolução do problema.

Bloqueio de telemarketing
Sobre o Bloqueio de Telemarketing é importante saber que, após cadastro da linha do consumidor junto ao serviço, os fornecedores possuem o prazo de 30 dias para cessar as ligações e mensagens indevidas. Não havendo o cumprimento do prazo, poderá ser registrada reclamação pelo consumidor junto ao Procon.

Cálculos
Quanto às solicitações de cálculos, o Procon Goiás leva um período de até 20 dias para a elaboração e entrega dos cálculos e tanto a solicitação quanto a resposta estão disponíveis na área de usuário deve ser retirada pelo consumidor no próprio site do Procon Web.

Acesse aqui a cartilha (tutorial / manual) de acesso ao PoconWeb.

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