Ação conjunta do Procon Goiás e Decon resulta em autuação de revendedora de pneus
Após denúncia, ação conjunta entre Procon Goiás e Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon) resultou na autuação de uma oficina que trabalha com venda de produtos e fornecimento de serviços automotivos. O estabelecimento é localizado na Avenida Independência, em Goiânia.
As denúncias recebidas são de que a empresa faz ofertas de pneus com valores atrativos nas redes sociais, porém, quando o consumidor se dirige ao estabelecimento para realizar a instalação dos produtos, funcionários do estabelecimento realizam serviços inicialmente não contratados, cobrando valores bem acima do combinado.
Durante a fiscalização, os agentes constataram que a oficina não entregava ao consumidor orçamento prévio discriminando o valor da mão-de-obra, materiais e equipamentos a serem utilizados. Os clientes também não eram informados sobre o período de início e prazo para o término do serviço contratado.
No momento da ação, os fiscais foram procurados por um consumidor que denunciou que havia combinado com o departamento comercial da empresa a compra e troca de 4 pneus de marca específica. Ao ir até a oficina, foi informado de que seria necessário trocar outras peças pelo valor de R$ 680. Com o carro já no elevador na oficina foi que o consumidor percebeu que estavam instalando itens de outra marca, inclusive importada, sem o seu consentimento e sem informação do valor.
Por não prestar informações claras aos consumidores, pela prática de publicidade enganosa e por condicionar a venda de um produto ao fornecimento de outro produto ou serviço, o estabelecimento foi autuado e tem 20 dias para apresentar defesa. A Decon fez intimações dos responsáveis pela empresa e seguirá com o inquérito policial.



