Dia do Consumidor: Procon Goiás realiza 6ª seminário em parceria com a Alego
O Procon Goiás, em parceria com a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa de Goiás, realizou nesta quarta-feira, 12, o 6ª seminário em comemoração ao Dia do Consumidor que é celebrado internacionalmente no próximo dia 15 de março. O evento foi realizado no auditório Francisco Gedda, na Alego.
Durante a solenidade de abertura, o superintendente do Procon Goiás, Marco Palmerston, enfatizou sobre a importância de promover eventos que reforçam os direitos dos consumidores. “Em mundo cada vez digital, enfrentamos novas questões, como fraudes on-line, proteção de dados e por este motivo, é importante realizarmos essa conscientização aos consumidores. Esse também é nosso papel, aqui no Procon Goiás”, afirma.
Representando o Procon Goiás, o gerente de fiscalização, Antonísio Teixeira, abordou sobre o balanço de fiscalização do órgão.“ Somente em 2024, fiscalizamos 3.637 estabelecimentos e 59.064 produtos foram apreendidos em todo o Estado de Goiás”, explicou.
Ele enfatizou também sobre as ações de fiscalização do Procon Goiás, referente ao ano de 2025. “Pensando na saúde e segurança do consumidor, este ano já tiramos 26.136 cigarros eletrônicos de circulação, além de autuarmos empresas de transporte rodoviário”, conclui
Convidados
Com o tema “Direito do Consumidor na atualidade”, o desembargador e corregedor geral da Justiça do TJ-GO, Marcus Ferreira relatou sobre os direitos básicos do consumidor e suas vulnerabilidades financeiras, alguns tipos de golpes aplicados no mercado, como o golpe no pix.
Falando sobre as fiscalizações realizadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, o chefe do núcleo regional, Ottomar Mascarenhas, explicou como funciona a fiscalização da distribuição e revenda de combustíveis e aplicação de multas, em caso de irregularidades.
Esclarecendo dúvidas sobre o setor alimentício, a auditora fiscal federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ana Cláudia Cintra discorreu sobre a inspeção em produtos vegetais, informando sobre a qualidade e fiscalização e comercialização desses alimentos.
Já o vice-presidente do Sindileite, Ananias Jayme, palestrou sobe sobre as diferenças entre lácteos originais e análogos. Ele explicou os riscos à saúde do consumidor ao ingerir produtos análogos, que geralmente possuem alto teor de gordura e carboidrato. Ao final, ele ainda fez testes com alguns alimentos, demonstrando aos participantes do seminário como se descobre se um produto lácteo é original ou não.



